Qualificação urbana participativa na Ocupação Balsa

2014 – em andamento

Descrição: Esta ação de extensão será desenvolvida na região do novo campus da UFPEL. Situado na região portuária, reciclando os prédios oriundos de um antigo sitio industrial, o novo campus está em processo de implantação, com grande impacto sobre o território vizinho. Este é constituído de antigos loteamentos populares e de ocupações de baixa renda junto aos canais, diques e vias de acesso, numa área de grande beleza e fragilidade ambiental e graves déficits na infra-estrutura urbana e qualidade do espaço público. O projeto pretende construir laços da UFPEL com a comunidade através de um programa participativo de qualificação do seu espaço urbano, focando no seu núcleo de bairro, formado pelo espaço da escola e o posto de saúde e por áreas residuais ao longo das vias formadoras de seu tecido urbano. As ações visam revelar a percepção, as atitudes e as aspirações dos moradores relativo ao uso e manutenção dos espaços públicos, focando principalmente no tema da qualificação do espaços através da arborização urbana.Será elaborada uma cartilha de orientação aos moradores,a ?CARTILHA DE MELHORIA DA AMBIÊNCIA URBANA?, em conjunto com os professores e alunos da escola e da universidade e participantes da Associação Comunitária da Balsa.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Nirce Saffer Medvedovski – Coordenador / Adriane Borda Almeida da Silva – Integrante / Jaqueline Nunes Berger – Integrante / Sirlene de Mello Sopeña – Integrante / Janice Dutra – Integrante / Cassius Baumgarten – Integrante / Joana Scalco Franke – Integrante / Jones Vieira Pinto – Integrante / Vanessa Forneck – Integrante / Fabiola Nunes da Silva – Integrante / REBECCA LUIZA DE ALMEIDA ROSSATO – Integrante / YURI DA SILVA BASTOS – Integrante / Arthur Mota – Integrante / Hélen Vanessa Kerkhoff – Integrante / Lauren BUSS RAFFI – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.
Translate »