Participação Popular na Gestão do Espaço urbano ­ Regularização Fundiária

2015 – em andamento

Descrição: A UFPEL recentemente aprovou o “Cidade e Cidadania: Programa de Incentivo e Organização da Participação Popular em Planejamento Urbano ” O programa parte do pressuposto de que é possível disponibilizar informações, conhecimentos e capacidade técnica existente na universidade para fundamentar a ação social urbana baseada na organização e participação popular. Reconhece a proeminência dos movimentos sociais como importante para a definição da política urbana e, como tal, admite que a organização e participação popular são fundamentais no exercício desse direito à cidade. O programa se justifica pelo reconhecimento de que tais movimentos sociais desempenharão um papel tão mais importante e significativo quanto melhor estiverem preparados para a ação. Dentro deste estes objetivos incluímos o tema da posse e propriedade da terra urbana. A nova situação de proprietário possibilitada pelos programas de regularização fundiária atualmente em desenvolvimento , em programas do Governo Federal e dos Municípios, traz a necessidade de um maior domínio das relações ente o público, privado e coletivo por parte das comunidades que estão em processo de regularização fundiária. A extensão nesse tema se dará através do processo de regularização do PAC Anglo em parceria com a Prefeitura Municipal e também se estenderá a região da Balsa, Perret e Menegheti , num processo de identificação das prioridades da comunidade e capacitação para o exercício da cidadania..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Nirce Saffer Medvedovski – Coordenador / Adriane Borda Almeida da Silva – Integrante / Sirlene de Mello Sopeña – Integrante / Cassius Baumgarten – Integrante / Guilherme Könsgen Iorio – Integrante / Fabiola Nunes da Silva – Integrante / YURI DA SILVA BASTOS – Integrante / Hélen Vanessa Kerkhoff – Integrante / Lauren BUSS RAFFI – Integrante / Luisa Mantelli – Integrante / Patricia Girardelo Trentin – Integrante / Natalia Braga – Integrante.

Número de produções C, T & A: 10
Translate »