PROJETO MODELA PELOTAS VI: ESTUDOS DE REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL DIGITAL E INTERATIVA

O Museu do Doce está situado na cidade de Pelotas no casarão de número 8 do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. Uma das particularidades da arquitetura dessa edificação está na provocação multissensorial advinda das ornamentações de fachadas e tetos em estuque e em especial no elemento "Claraboia" (primeira imagem), central ao corpo principal do casarão, que pode se revelar como a representação de um olho. 

A ação no âmbito do Projeto MODELA Pelotas VI, resulta de estudos de representação, tridimensional digital e interativa, de elementos construtivos e/ou decorativos da arquitetura de interesse cultural e histórico de Pelotas. O desenvolvimento deste tipo de representação permite documentar esta arquitetura de maneira precisa e subsidia a construção de conhecimento sobre o patrimônio abordado, a partir de ações de caráter lúdico. As representações que apresentamos aqui foram realizadas por meio de técnicas de fotogrametria associadas ao escaneamento a laser. 

Os modelos interativos disponíveis abaixo constituem-se como jogos digitais abertos, cujas narrativas podem advir do diálogo com as diferentes áreas do conhecimento. As ferramentas digitais envolvidas são:  Agisoft Metashape, Meshroom, Cloud Compare, Instant Meshes, Blender, Adobe Premiere, Recap. 

Segundo os autores do projeto, o estudo tem como resultados: a sistematização de métodos de representação para serem compartilhados junto ao processo formativo de arquitetura; a disponibilização dos modelos para apoiar ações culturais relativas ao patrimônio representado; jogos digitais abertos (passíveis de serem ampliados a partir da interação dialógica com os jogadores) e acessíveis no site do Museu do Doce.

ESCOLHA UMA IMAGEM:

Orientadora:

Adriane Borda Almeida da Silva GEGRADI/PROGRAU/FAURB/UFPel.

Aluno Mestrado PROGRAU/FAURB/UFPel:

Edemar Dias Xavier Junior, vinculado ao GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital). Linha de pesquisa: Gráfica Digital aplicada à Arquitetura e Urbanismo.

PROJETO MODELA PELOTAS VI: EXPOSIÇÃO VIRTUAL 360º/ GEOMETRIAS IMPLÍCITAS

A Exposição virtual em 360° foi desenvolvida pelo GEGRADI para fim de estruturar narrativas geométricas sobre os estudos e as hipóteses gráficas que apresentam lógicas de organização formal empregadas junto ao projeto e construção do Casarão 8. Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento da interface partiu do uso de ferramentas de representação usuais no entorno acadêmico de arquitetura (modelagem, edição de imagens e renderização de ambientes) e também de uso exclusivo no Projeto (sites online para o desenvolvimento de passeios virtuais 360°).

Como resultados parciais das etapas de revisão bibliográfica, foram realizados experimentos de geração dos espaços expositivos, assim como apropriação das tecnologias, entendendo a pertinência da exposição deste tipo de acervo, a partir de um ambiente virtual interativo em 360º.

VISITE A EXPOSIÇÃO:

Orientadora:

Adriane Borda Almeida da Silva GEGRADI/PROGRAU/FAURB/UFPel.

Autores

Samanta Quevedo da Silva, graduanda FAURB/UFPel; Claudia Andriele da Costa Freitas, aluna especial PROGRAU/FAURB/UFPel ; Edemar Dias Xavier Júnior, mestrando PROGRAU/FAURB/UFPel

REPRESENTAÇÕES TÁTEIS

A imagem acima nos mostra o processo de produção de outra ação que faz parte do mesmo projeto: a fabricação digital de representações táteis. O objetivo é produzir informações sobre o patrimônio arquitetônico relativo ao Casarão 8, de forma inclusiva e de caráter universal. Além disso, a ação contempla os interesses formativos de abordagem social, cultural e tecnológica, no campo da arquitetura. O  estudo envolve o levantamento métrico da edificação, por métodos de fotogrametria digital associados a uma nuvem de pontos obtida por escaneamento 3D; representação e fabricação digital por impressão 3D e corte a laser. Os novos modelos desenvolvidos pelo grupo GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital) amplia e requalifica os modelos existentes para adequar às condições higiênicas atualmente exigidas, fazendo uso de materiais alternativos que não degradem com a higienização. As imagens abaixo mostram exemplos em material acrílico:

Orientadora:

Adriane Borda Almeida da Silva GEGRADI/PROGRAU/FAURB/UFPel.

Autores

Samanta Quevedo da Silva, graduanda FAURB/UFPel; Claudia Andriele da Costa Freitas, aluna especial PROGRAU/FAURB/UFPel ; Edemar Dias Xavier Júnior, mestrando PROGRAU/FAURB/UFPel