MOTIVAÇÃO: PATRIMÔNIO CULTURAL

Apoiado no conceito de tecnologia social, o projeto “MotivAção - Patrimônio Cultural” foi desenvolvido pelo GEGRADI com propósito de editar imagens urbanas. MotivAção é um aplicativo lúdico e interativo que permite ao usuário editar imagens urbanas para explicitar desejos de transformação social a partir da associação entre alterações do ambiente urbano. Para elaborar o App, as imagens foram preparadas através da colaboração dos alunos de arquitetura com as escolas, trabalhando a perspectiva de alterações do ambiente urbano. As imagens editadas então são inseridas no projeto construído em Unity 3D e o jogo é exportado para formato Web, que facilita o acesso em diversos dispositivos.

Entenda como funciona o App:

Equipe que participou do trabalho:

Adriane Borda; Claudia Freitas; Bruno Lost; Gabriel Bittencourt; Pedro Roque

MOTIVAÇÃO: TRAJETÓRIA SONORA

Ainda por meio da mesma plataforma de App, A Trajetória Sonora e Digital no entorno da Praça Coronel Pedro Osório se configura como um jogo digital, constituído por modelos 3D das edificações históricas do entorno da praça, sobrepostos a uma fotografia aérea do local, como base para a representação de sons característicos desse lugar, os quais podem ser reproduzidos ao acionar o mouse sobre cada um dos modelos. O jogo possibilita aguçar a percepção sonora como elemento identitário de um tempo e lugar, e ativar a memória sobre um patrimônio: o entorno da praça coronel Pedro Osório.

O método de desenvolvimento do jogo, envolve o uso de ferramentas digitais de captura de som e de modelagem 3D para gerar um jogo interativo por meio da plataforma de jogo Unity. A exportação do jogo, para acesso ao público, é feita em formato Web.

CLIQUE AQUI PARA UMA EXPERIÊNCIA SONORA

Orientadora:

Adriane Borda Almeida da Silva GEGRADI/PROGRAU/FAURB/UFPel

Autores

Raquel Silva (Mestranda PROGRAU/FAURB/UFPel:/linha de pesquisa: Gráfica Digital aplicada à Arquitetura e Urbanismo; Bruno Lost (graduando Ciência da Computação/UFPel); Gabriel Bittencourt (graduando Ciência da Computação/UFPel); Pedro Roque (bolsista de extensão/graduando Ciência da Computação/UFPel)