Reitor visita Unidade da UFPel em Eldorado do Sul
25 de Outubro de 2011
Em visita à unidade da UFPel em Eldorado do Sul, município localizado a apenas 10 quilômetros da Capital, o reitor Cesar Borges pôde acompanhar as atividades e conversar com professores a alunos do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres, cujas aulas tiveram início em 26 de setembro e estão ocorrendo provisoriamente junto à EMEF Cônego E. Mees, no Bairro Chácara, em cooperação com a Prefeitura Municipal. Uma Aula Inaugural está sendo projetada pela Universidade, e deve ser realizada nas próximas semanas.
A UFPel iniciou suas atividades em Eldorado do Sul – onde pretende instalar um campus – após a realização do Processo Seletivo do Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres.
De acordo com a coordenadora do Curso, professora Raquel da Fonseca Holz, os estudantes são provenientes de Eldorado do Sul, Guaíba e Porto Alegre, e muitos já atuam na área de Logística e Transportes.
UFPEL realiza provas em Eldorado do Sul para ingresso no Curso de Transportes Terrestres.
12/08/2011
Candidatos deverão apresentar-se, às 14h do dia 14/08/11, no local indicado no edital.
As provas para o ingresso no Curso de Tecnologia em Transportes Terrestres da Universidade Federal de Pelotas será no dia 14/08/11, das 14h às 18h30min, na E.M.E.F. Cônego E. Mees (Rua Francisca da Silva, 319). Este será o primeiro curso da UFPEL com sede em Eldorado do Sul.
Confira no sitehttp://ces.ufpel.edu.br, os locais de prova.
-
CURSO
Vagas
Turno
MUNICÍPIO
Tecnologia em Transportes Terrestres 40
Noturno
ELDORADO DO SUL – RS
Saiba Mais sobre UFPEL em Eldorado do Sul
No dia 16 de março de 2011 o Prefeito Ernani Gonçalves e o Reitor da Universidade Federal de Pelotas assinaram convênio para a instalação de um Campus em Eldorado do Sul. As tratativas entre a Prefeitura e Universidade para a viabilização dos cursos na cidade tiveram início em 2009, tendo em vista localização estratégica e o potencial econômico do Município.
Inicialmente o Curso de Transportes Terrestres funcionará junto às dependências da Escola Municipal Cônego E. Mees, no Bairro Chácara (Rua Francisca da Silva, 319), até que o prédio próprio seja construído em área a ser definida. A intenção da Universidade é construir um Campus no Município, que está localizado a apenas 10 km da capital.
Saiba mais sobre o Curso:
Nome do Curso: Superior de Tecnologia Transportes Terrestres
Área do Curso: Infra-estrutura – Compreende tecnologias relacionadas ao transporte. Contempla ações de planejamento, operação, manutenção, proposição e gerenciamento de soluções tecnológicas para infra-estrutura. Abrange transporte de pessoas e bens, mobilizando – de forma articulada – saberes e tecnologias relacionadas ao controle de trânsito e tráfego, ensaios laboratoriais, cálculo e leitura de diagramas e mapas, normas técnicas e legislação. As características básicas são a abordagem sistemática da gestão da qualidade, ética e segurança, viabilidade técnico-econômica e sustentabilidade.
Atuação Profissional: O Tecnólogo em Transporte Terrestre analisa o crescimento dos centros urbanos e pesquisa, planeja e implanta medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Estuda e dimensiona sistemas de transporte e armazenamento de produtos de forma econômica e segura. Gestão e integração estratégica dos modais de transportes, elaboração e análise dos indicadores de desempenho, além do gerenciamento de risco no transporte, são atividades cotidianas desse profissional.
Duração do Curso (número de semestres): 5 semestres mais estágio.
Turno das aulas: Noturno.