Início do conteúdo
2012 – CIM

Dando continuidade às atividades do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do RS, o Centro de Integração do Mercosul sediou, no dia 17 de agosto, Audiência Pública sobre Sustentabilidade Ambiental, quando foi tratado o tema Água Subterrânea, Superficial e no Ar. [ CCS/UFPel ]

 

 

SEMANA DA CULTURA URUGUAIA NO BICENTENÁRIO DE PELOTAS

 

16 a 23 de agosto de 2012, às 19 horas no Centro de Integração do Mercosul ,

rua  Andrade Neves 1529 esq. Lobo da Costa  –  Entrada gratuita.

Telefones para contato: 32271842 ou 32257239.

Organização e programação da família Berasain  Gonella e Centro de  Estudios en Lengua Española.

 

Mesa Redonda sobre o Tema Literatura Pampeana

No dia 16 de agosto, a partir das 19 horas, realizar-se-á  Mesa Redonda sobre Literatura do Pampa “Gaucho” e Gaúcho,  tendo como debatedores os Professores Juan Pablo Berasain Gonella – Centro de Estudios en Lengua  Española,  Dr.João Luis Pereira Ourique – Departamento de Letras da Universidade Federal de Pelotas e Padre Germán Varela – Departamento de Filosofia e Letras da Universidade Católica de Pelotas.  Moderadores: Alma Gonella de Berasain e  Juan Manuel Berasain Moreira.

 

Ciclo de Cinema- “Música sin Fronteras e Imigrantes:uma Raça”.

 

Dos dias20 a23 de agosto, no mesmo local e horário, com entrada gratuita, será               apresentada a Mostra de Cinema com debates, constando da seguinte programação.

 

1º dia)- Segunda-feira 20 de agosto, será exibido o documentário: “Odisea… camino a la esperanza!!!-Llegando al Uruguay” e o filme “Tango” (Espanha/Argentina, 1998) e os debatedores serão os Professores Manuel Maia( Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação –UFPEL) e  Tradutor Público Juramentado Juan Pablo Berasain Gonella.

 

2º dia)- Terça-feira 21 de agosto, será a vez do filme “Uma amizade sem fronteiras”(Monsieur Ibrahim et lês fleurs Du Coran-France, 2003) e após a apresentação será discutido pelos debatedores Profs. Padre Reges Brasil (UCPEL) e José Froes (Depto Sociologia Rural-Fac. Agronomia-UFPEL).

 

3º dia)- Quarta-feira 22 de agosto, será apresentado o filme “Sob a mesma lua

(La misma luna, EUA/Méjico, 2007) e será debatido pelos Professores da Faculdade de Cinema da UFPEL, Cintia Lange,Ana Paula Penkala e Guilherme Rosa.

 

4º dia)- Quinta-feira 23 de agosto, finalizando a Mostra de Cinema será apresentado o filme “Tempero da Vida” (Grécia/Turquia, 2003)  tendo como debatedores os Professores  da Universidade Federal  de Pelotas, Ivonete Pinto    (Faculdade de Cinema) e Luis Rubira (Faculdade de Filosofia).

 

Lista parcial de filmes recomendados sobre imigrantes, conflitos étnicos e coletividades de estrangeiros:    

1)Uma vida melhor; 2) Caminhando nas nuvens; 3) Armenia; 4) O quatrilho; 5) Concorrência desleal; 6) Sob o céu do Libano; 7) Terra de ninguém; 8 ) Tangos o exilio de  Gardel; 9) Tempo de paz; 10) A noiva síria; 11) Yasmin: uma mulher, duas vidas, 12) Casamento grego, 13) A Banda, 14) O visitante, 15) Caijin, 12) A promessa, 17) O terminal, 18) Babel,  19) Antes da chuva;20)Hotel Ruanda; 21) Território restrito.

 

EXPOSIÇÃO “Somos o Suco do Carnaval” 

Fragmentos Carnavalescos do Clube Social 24 de Agosto de Jaguarão – RS 

A Exposição, em forma de banners, visa apresentar à comunidade em geral, parte da historia carnavalesca de um dos mais tradicionais entidades da cidade de Jaguarão no Rio Grande do Sul, o Clube Social 24 de Agosto. O clube foi fundado m 1918 como um espaço de sociabilidade e entretenimento para as populações negras jaguarenses, impedidas de freqüentar outros meios sociais da cidade à época de seu surgimento. A Mostra conta a história de um clube étnico ressaltando a importância histórica e atual desse patrimônio popular.

A Exposição consiste em quatro eixos temáticos, elaborados a partir de pesquisa documental e oral, e aborda os diferentes estilos carnavalescos através dos quais o Clube 24 de Agosto se expressou ao longo dos anos: 1- O Carnaval Veneziano; 2 – Os Cordões Carnavalescos; 3- As Rainhas Étnicas; 4- As Marchinhas Carnavalescas.

A Exposição será realizada no saguão do Centro de Integração do Mercosul – UFPel dos dias 5 a 25 de junho de 2012 com abertura prevista para o dia 5 às 18 h.

Contará ainda com monitores, alunos do curso de Bachareladoem Ciências Musicaisdo Centro de Artes da UPFpel, para guiar a visita do público em horários específicos.

A pesquisa histórica e roteiro são da historiadora Juliana dos Santos Nunes e a coordenação geral da mostra é do Prof. Dr. Werner Ewald da UFPel.

 

 

 

 

Ocorreu no dia 5 de junho,no Auditório Simon Bolívar do Centro de Integração do Mercosul , a “II Semana de Meio Ambiente UFPel: um panorama da Gestão Ambiental na Zona Sul do RS” , promovida pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFPel  .Maiores informações sobre o evento no site:http://www.ufpel.edu.br/gestaoambiental/smaufpel/

 

UFPel debate a complexidade das fronteiras

22 de Maio de 2012

Com o objetivo de discutir a complexidade das fronteiras, o Centro de Integração do Mercosul e o Núcleo de Estudos Fronteiriços promoveram, na terça-feira(22), no auditório Simon Bolívar, o seminário A fronteira em debate. O evento, coordenado pelo professor Maurício Pinto da Silva, contou com representantes da UFPel, UFRGS e UFRRJ e com a observadora da Agência Espanhola de Cooperação Virgínia Martinez Curtis.

 

 

 

 

 

O Fotógrafo:

Luiz Eduardo Achutti – Fotógrafo, jornalista, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em antropologia visual e membro de Phanie Centre de I’ethnologie et de I’image.

Proposta: 

A exposição fotográfica TRILHANDO A MEMÓRIA, é vinculada a um projeto de pesquisa da Pró-Reitoria, da UFRGS e tem como objetivo mapear o universo da memória ferroviária em todo o estado do Rio Grande do Sul. Ao final da pesquisa será lançado um livro.

Propomos ao SESC RS a promoção de uma exposição itinerante por quatro cidades gaúchas, a definir, preferencialmente que possuam estações ferroviárias.

A exposição é composta de quarenta fotografias, no formato 78cm x 78 cm ( incluindo o passe-par-tout), color e p&b, apresentando o universo da REDE FERROVIÁRIA FEDERAL do RS – estações de trem, oficinas, ferroviários, etc, captadas desde 1993 até os dias de hoje.

As fotografias ficaram expostas de 14 de maio a 1º de junho no saguão do Centro de Integração do Mercosul.

 

Diretor de Fotografia do filme O Tempo e o Vento palestra na UFPel

Aconteceu no dia 1 de abril, no Centro de Integração do Mercosul,  a palestra com o Diretor de Fotografia Affonso Beato, que esteve na cidade de Pelotas por seu mais recente trabalho, no filme “O Tempo e O Vento”, do Diretor Jayme Monjardim, que utilizou locações na cidade.

Organizada e realizada pela Pelotas Film Commission, a palestra proporcionou a comunidade pelotense,  assim como aos estudantes da UFPel, uma conversa com o renomado Diretor de Fotografia de filmes como “Tudo Sobre Minha Mãe” (“Todo Sobre Mi Madre”, Direção:  Pedro Almodóvar, ESP, 1999), “A Rainha” (“The Queen”, Direção:  Stephen Frears, 2006), “Água Negra” (“Dark Water”, Direção: Walter Salles, USA, 2005), entre outros.

Brasileiro erradicado nos Estados Unidos, Affonso Beato falou sobre Cinema Digital, onde abordou temas como os avanços tecnológicos recentemente lançados no exterior, opinou  sobre filme em película versus cinema digital, demonstrou técnicas fotográficas atuais, novas tendências artísticas, assim como a atuação do profissional da área fotográfica no mercado de trabalho.

Com duração de quase duas horas, Affonso Beato trouxe ao público presente seu conhecimento, com informação e dinamismo, com a mesma intensidade, seriedade e aprofundamento das palestras ministradas por ele em faculdades de renome nos EUA.

Beato finalizou a palestra deixando claro estar apaixonado pelo sul, e enfatizou que “O sul tem características visuais únicas, dos cenários naturais do pampa à luminosidade rara que a locação geográfica proporciona.”                                                                                                                                                                           

Para saber mais sobre o Diretor de Fotografia Affonso Beato:

http://web.me.com/abeato/Affonso_Beato/home.html

http://www.imdb.com/name/nm0005649/

Fonte: CCS – UFPel

 

Reitor Cesar Borges participa do 1º Encontro das Cidades das Regiões Fronteiriças

27 de March de 2012

Brasília, a capital federal, é sede, entre os dias 26 e 29 de março, de várias atividades relacionadas aos municípios brasileiros. O início dos trabalhos ocorreu nesta segunda-feira(26), com a realização das palestras e debates durante o 1º Encontro das Cidades das Regiões Fronteiriças (http://www.61reuniao.fnp.org.br/), onde, atendendo a convite da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o reitor Cesar Borges apresentou as principais ações e projetos da Universidade Federal de Pelotas na fronteira com a República Oriental do Uruguai, onde a UFPel tem participado de maneira destacada do processo de integração do Mercosul.

Entre as ações apresentadas destacam-se as realizadas pela Agência da Lagoa Mirim – ALM, criada na primeira gestão de Cesar Borges. Nesse sentido, também teve destaque a criação do Centro de Integração do Mercosul e do Núcleo de Estudos Fronteiriços na fronteira Santana do Livramento, no Brasil e Rivera, Uruguai. Dos projetos em andamento elaborados pela UFPel, tem destaque a Hidrovia do Mercosul, através da Lagoa Mirim; o Polo Multicultural UFPel-Mercosul (nas antigas instalações da cervejaria Brahma); as Unidades Fronteiriças de Saúde – Rede Binacional de Saúde Brasil-Uruguai, a ser entregue ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), para a instalação de unidades de saúde em seis municípios limítrofes com o Uruguai; e a Escola de Hotelaria do Mercosul, nas dependências do Grande Hotel, que abriga atualmente o curso de Hotelaria; além do projeto, em fase de elaboração, para a implantação do Núcleo de Estudos Fronteiriços em Santa Vitória do Palmar/Chuí, no Brasil, e Chuy, Uruguai, direcionado à biodiversidade da Lagoa Mirim e região.

As atividades em Brasília têm continuidade com a realização da 61ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável: pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria.

 

Abertura do Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico atrai grande público

26 de Março de 2012

Na noite da última sexta-feira(23), durante a abertura do Ciclo “A Filosofia e o Cinema Psicológico”, os estagiários que trabalham no projeto de Extensão da UFPel contabilizaram a presença de 190 pessoas no Centro de Integração do Mercosul (CIM). Considerando que 30 pessoas retiraram os ingressos durante o dia, mas não compareceram na Sessão, bem como que as senhas para assistir ao filme já estavam esgotadas desde as 14h, estima-se que em torno de 250 pessoas mobilizaram-se para garantir um dos 90 lugares para ver “Apocalypse Now”.

A secretária do CIM, Joice Reis, informou ao coordenador do projeto, professor dr. Luís Rubira, que muitas pessoas telefonaram durante o dia buscando informações, inclusive uma empresa interessada em conseguir vagas para seus funcionários assistirem aos filmes. Do público que acorreu até o Centro de Integração do Mercosul, alguns daqueles que aguardaram na fila conseguiram participar da abertura do Ciclo anual promovido pelo Departamento de Filosofia.

[Voltar]

Publicado em 07/05/2012.