2010 – Atividades do Núcleo de Estudos Fronteiriços

Coral binacional “Madrigal Santa Ana”

Criação do coral binacional “Madrigal Santa Ana” que possui metade dos integrantes brasileiros e metade uruguaios.

1ª Jornada Binacional “La Ciência y el Humanismo”

O Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, em Santana do Livramento, por estar ligado ao Centro de Integração do MERCOSUL, não poderia ter outra finalidade que não seja fomentar a integração. Para tanto, age como facilitador e mediador através de palestras, debates, cursos, exposições, entre outros, nas diversas áreas, como saúde, cultura, esporte, educação, etc. Com essa finalidade, ocorreu em sua sede, no dia 30 de outubro, a 1ª Jornada Binacional “La Ciência y el Humanismo”. A jornada teve como temas: Células tronco, Biotecnologia médica, Bioética e Bioética do meio ambiente. As palestras ficaram por conta de: Dr. Luis Barbeito/Instituto Pasteur – Montevidéu/Uruguai; doutorando em Biotecnologia, Vinicius Farias Campos – UFPel; Dr. Mário Clara/Centro Universitário – Rivera – Uruguai e Carlos Herguy/Rivera – Uruguai.

Oficina Binacional de Cinema

Foi realizado nos dias 23 e 24 de outubro, nas dependências do Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel, em Santana do Livramento, uma oficina binacional de cinema. As aulas foram ministradas pelos cineastas Anna Jancsó (Hungria) e Cristian Denevi (Argentina). O evento contou com a participação de alunos do Brasil, Uruguai e Argentina.

1ª Feira Binacional do Livro

Ocorreram no dia 16 de dezembro, no Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel em Santana do Livramento, o lançamento do livro “Nadie nos Creería” do autor uruguaio Gustavo Gabriel Aguilera, e da revista de cinema “Arte XXI”. O evento contou com a presença de artistas, escritores e público em geral. Após os lançamentos, ocorreu um coquetel de integração.

Publicado em 07/05/2012.