Nanomaterial faz sua bateria durar mais

Um nanomaterial que faz a bateria do seu celular durar. Composto previne deterioração de uma maneira econômica.

O nanomaterial revestido por cobalto melhora a performance das baterias recarregáveis ricas em níquel.As baterias em muitos veículos elétricos e celulares trabalham com circulação de íons lítio entre dois materiais eletricamente carregados. O anodo carregado negativamente, muitas vezes feito de grafite, e o catodo com carga positiva, de cobalto ou oxido de manganês. Óxidos de níquel têm crescido e popularidade para uso como catodo por serem baratos e eficientes, mas eles racham e dissolvem-se rapidamente, o que reduz a capacidade das baterias.

Joephil Cho e colaboradores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul desenvolveram um catodo com mais de 80% de níquel. Os pesquisadores revestiram com nanocristais de cobalto, o que limitou a degradação. Isso permitiu a bateria a a capacidade de reter mais de 86% em rendimento. A bateria foi recarregada mais de 400 vezes em temperatura ambiente.

Os autores dizem que catodos de níquel poderiam ajudar com a crescente demanda de baterias recarregáveis em veículos elétricos, já que temos um aumento no preço do cobalto.

 


Novos materiais para um mundo Novo

Fonte: Texto traduzido de https://www.nature.com/articles/d41586-018-04884-w
Publicado em Notícias.