Em junho de 1991, os professores de Matemática do Departamento de Matemática Estatística e Computação (DMEC) da UFPel receberam da 5ª Delegacia de Ensino dados relativos a um levantamento da situação profissional dos Professores de Matemática de 1º e 2º graus das Redes Pública e Privada da região geo-escolar onde a UFPel está inserida (Ver Tabela 1).
Esses dados evidenciavam uma realidade frente a qual a UFPel não poderia deixar de tomar providências. Os compromissos sociais da UFPel, parte dos quais cumpridos pelos diversos Programas de ensino, pesquisa e extensão, e a consciência dos professores universitários que recebiam alunos na Universidade com formação matemática deficiente, indicavam a necessidade da oferta de um Curso de Graduação em Matemática: grau: Licenciatura para os egressos das escolas de 2º grau da região. Considerando, ainda, que a área de Matemática do DMEC estava, em 1991, em um período de expansão e que os claros objetivos do Ministério da Educação, na época, incentivavam a criação de cursos que atendessem as necessidades do 1º e 2º graus, o conjunto dos professores do DMEC propôs a criação do referido curso.
As concepções básicas de ensino que nortearam a criação do Curso Graduação em Matemática: grau: Licenciatura indicavam alguns aspectos importantes na formação de um profissional desse tipo: sólido conhecimento dos conceitos básicos de Matemática nos níveis de 1º, 2º e 3º graus; experiências e estudos teóricos das tendências metodológicas históricas e atuais de ensino; conhecimentos de assuntos correlacionados com a Matemática, histórica e tecnicamente; atualização tecnológica; possibilidade de continuidade de estudos ao nível de pós-graduação em Matemática e áreas afins.
A estrutura inicial do curso proposto era a seguinte: cinco disciplinas de conteúdo básico de Matemática de 1º e 2º graus; treze disciplinas de conteúdo básico de Matemática Superior; quatro disciplinas de teoria e prática de ensino; cinco disciplinas para fundamentação teórica na área de ensino e pesquisa; onze disciplinas de áreas relacionadas à Matemática; uma disciplina de estágio supervisionado. Além dessas, mais três disciplinas em caráter eletivo (à escolha do estudante dentro de um elenco previamente apresentado aos alunos), totalizando, o curso completo, 2760 horas-aula a serem cumpridas em oito semestres. Entendeu-se que essas disciplinas cobririam as necessidades de formação para Licenciados em Matemática dentro da concepção de profissional da área já apresentada.
Desde sua implantação, o Curso de Graduação em Matemática: grau: Licenciatura sofreu várias modificações em seu currículo. As mudanças ocorridas a partir de 1999 já vêm ao encontro das novas indicações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O Curso de Graduação em Matemática: grau: Licenciatura foi aprovado em reunião do Conselho Universitário em 08/07/1991, através da Portaria nº 406, de 16 de julho de 1991, (anexo 01). O responsável pela sua criação foi a Professora Cleusa Iara Albernaz Morga. Em 1992, ingressou a primeira turma do Curso.
Os coordenadores do curso desde a sua criação foram:
1991–1992 – Profª. Maria Emília Nunes Tavares
1992–1997 – Prof. Roberto Westrupp
1997–1998 – Profª. Márcia Rosales Ribeiro Simch
1998–1999 – Prof. Luiz Alberto Brettas
1999–2001 – Profª. Carla Gonçalves Rodrigues de Mesquita
2001–2005 – Profª.Gertrudes Aparecida Dandolini
2005–2007 – Prof. João Artur de Souza
2007–2008 – Prof. Luiz Alberto Brettas
2008–2011 – Profª Márcia Rosales Ribeiro Simch
2011-2011 – Prof. Maurício Zahn
2011-2014 – Profª. Denise Nascimento Silveira
2014-2018 – Prof. Antônio Maurício Medeiros Alves
2019-2023 – Profª. Daniela Stevanin Hoffmann
2023 – 2024: Prof. Jairo Valões de Alencar Ramalho
2024 – : Prof. Cícero Nachtigall