Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática promovem jogos e oficinas no Colégio Municipal Pelotense
Dobraduras, bingo, embalagens, cartazes, figuras e jogos. Atividades que, de forma descontraída, estimularam a criatividade para o aprendizado do conteúdo da matemática. Sábado das 8h30min ao meio-dia, cerca de 1.200 alunos do Colégio Municipal Pelotense, participaram de edição do projeto “Sábado em Foco”.
Descontração com a atividade extraclasse
Sob a coordenação da professora Márcia Osório, docentes da área, bem como estagiários da UFPel, e alunos da licenciatura em computação do IFSul, orientaram acerca das duas dezenas de atividades. No total, o trabalho de cinquenta oficineiros.
Equipe de professores sob a coordenação de Márcia Osório
HISTÓRIA da matemática foi uma das abordagens. De acordo com o professor Dilson Ferreira Ribeiro, alunos do primeiro ano criaram murais com “recortes da história da matemática”.
Em abril, os alunos pesquisaram 27 temas. No “Sábado em Foco”, eles reuniram as informações, destacando aquelas que mais despertaram a curiosidade.
PROGRAMAÇÃO ofereceu: “A geometria das embalagens” com Fernanda Specht, Juliana Souza e Otto Weremchuck; “A história da matemática contada por alunos do ensino médio: um recorte entre os séculos XVIII e XX” com Dilson Ribeiro; “Arilê: arte com papel” com Letícia Maffei; “As planilhas eletrônicas facilitando a organização de valores numéricos” com Amanda Ribas, Cinthia Casagrande, Felipe Morales, Felipe Aranalde, Leonardo Rodeguiero, Márcio Nizoli, Talison Henke; “Atividades de lógica matemática” com Ana Paula Santos e Simone Silveira; “Bingo da Tabuada” com Rosmeri Martins; “Cálculo de áreas disformes” com Gregory Peres, Marcia Lupi e Roberto Martins da Silva Décio Jr.; “Construção do número: o jogo do nunca” com Kauã Carvalho, Silvia Wendt, William Pereira; “Construindo triângulos” com Vera Lucia Furtado Falcão; “Desafios matemáticos” com Adão Alves, Maria Estela Gomes e Silva; “Descobrindo figuras através de cálculos” com Gladis da Silveira e Heloisa Helena Martins Monte; “Explorando a geometria com origami” com Elisane Gonçalves, Geni Ricardo, Rogério Burkert, Silvana Armesto e Tamires Gehrke; “Geometria das dobraduras” com Jardel Dylewski, Makiele Heidt e Mélany Mello; “Matemática e sua história contada por alunos do ensino médio: dos babilônios ao início do século 19” com Dilson Ribeiro; “Multiplicando e dividindo com frações” com Aline Silveira, Ramon Silveira, Rita Ramos; “O estudo de funções com o apoio do Geogebra” com Christian Garcia e Marciano Casanova; “Perdas e ganhos, o Twister das frações e a corrida ao dez” com Helen Prado, Janaina Souza e Letiane Fonseca; “Quebrando a cuca” com Márcia Tarouco e Mariana Beatriz Levien Corrêa Gomes; “Resolvendo expressões com o uso do material manipulável ALGEPLAN” com Jardel Dylewski, Makiele Heidt e Mélany Mello. Na atividade com Zumba, Patricia Wille e Silene Monhnsan.
Programação ofereceu mais de vinte oficinas
Por Carlos Cogoy
Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/colegio-pelotense-jogos-e-oficinas-para-aprender-matematica/