FigurATIVA

FigurATIVA – Desenhos e pintura de Leopoldo Gotuzzo

FigurATIVA – Desenhos e pintura de Leopoldo Gotuzzo

Curadoria e texto: NEIVA BOHNS

A exposição FIGURATIVA apresenta obras de Leopoldo Gotuzzo de diferentes períodos e gêneros. Aqui estão retratos, naturezas-mortas e paisagens, que tem como elo de ligação o fato de que todas as obras mantêm, em menor ou maior grau, vínculos com o desejo de representação da realidade.

Habitualmente servindo como base para as pinturas, o desenho torna-se, fundamentalmente, nas obras de Leopoldo Gotuzzo, instrumento de expressão dos estados da alma. Mais do que o registro de situações que poderiam enriquecer o vocabulário artístico de um pintor, a extrema atenção devotada às expressões faciais e corporais de homens e mulheres – sempre captadas sutilmente – revela a profundidade psicológica existente nas obras do artista.

Nas suas naturezas-mortas, muitas das quais já demonstram o interesse pelas formas de representação mais expressivas e menos naturalísticas, as flores, na sua singeleza, falam-nos sobre a tranquila beleza que se pode encontrar nas pequenas coisas do cotidiano. Assim, o artista, como bom pedagogo, nos ensina a ver, a prestar atenção nos detalhes, e a aproveitar o que a vida pode oferecer de melhor. Um vaso de flores pode conter um universo.

Revelações irrefutáveis da atração que as tendências expressionistas e abstratas exerceram sobre ele, as paisagens de Leopoldo Gotuzzo aqui apresentadas captam a intensidade das forças da natureza e a vitalidade dos ambientes ainda não inteiramente descaracterizados pelo processo civilizatório.

Como artista atuante desde a primeira metade do século XX, Leopoldo Gotuzzo acompanhou as transformações estéticas da arte moderna, com curiosidade e cautela. Mas não deixou de experimentar uma das principais contribuições dos movimentos modernos: a liberdade de criação. Em muitas das suas obras, a experiência da liberdade tanto na escolha dos temas quanto na maneira de utilização dos materiais está fortemente presente.

Pairando entre a calma, a volúpia e a força vital da natureza, este rico conjunto de desenhos e pinturas pertencentes ao acervo do MALG nos ajuda a compreender melhor o desenvolvimento da carreira do artista, e a importante posição que ocupa na história da arte brasileira. Seremos sempre muito agradecidos pelo legado que nos deixou.