Diálogos com Gotuzzo: figura humana

Diálogos com Gotuzzo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diálogos com Gotuzzo: figura humana

A exposição “Diálogos com Gotuzzo: figura humana” busca estabelecer relações entre obras de distintas coleções do acervo do MALG com algumas obras pontuais de Leopoldo Gotuzzo.
Trata-se de lançar um olhar sobre o acervo e as relações internas capazes de proporcionar novas leituras às coleções do Museu.

A exposição foi concebida de maneira coletiva pelo Núcleo de Curadoria do Museu que selecionou obras das coleções João Gomes de Mello, Faustino Trápaga, Século XX e Leopoldo Gotuzzo. Definida a representação da figura humana na obra de Gotuzzo como mote para este primeiro diálogo, foi possível reconhecer algumas características recorrentes na sua produção, ou persistentes nas demais coleções, que tencionaram as relações estabelecidas na exposição: retratos e nus femininos, modelos masculinos, velhos, autorretratos, crianças e grupos.

A busca de relações a partir de um tema levou ao resgate de algumas obras pouco expostas nos últimos tempos, inclusive um esboço de Gotuzzo chegado ao museu juntamente com os pertences de sua última doação, em 1983, que ainda não havia sido mostrado: “Lavadeiras” é uma obra não datada, restaurada para a exposição e a única obra do artista no acervo do Museu que apresenta figuras humanas em grupo.
O resultado da exposição aqui apresentada é um conjunto de obras bastante diverso que nos convida a contemplar e refletir sobre a constituição das coleções do acervo e suas possíveis relações.

Prof. Dr. Lauer Alves Nunes dos Santos – Coordenador do Núcleo de Curadoria do MALG