As atividades executadas por todo e qualquer colaborador do LINSE serão sempre realizadas com imparcialidade, compromisso assumido quando da assinatura do Termo de Confidencialidade (DQ.036) e reafirmado através do Guia de Conduta Pessoal (DQ.010).

Evitando pressões

Com o objetivo de evitar a influência sobre o processo de inspeção e garantir a sua imparcialidade, o LINSE delega o contato inicial externo e o processo de negociação com o solicitante ao DpA, preservando, sempre que possível, o DpT de qualquer tipo de influência comercial externa. Tais condições garantem que seu julgamento não seja prejudicado por nenhum tipo de pressão, seja financeira, comercial ou de qualquer outra ordem, e que a integridade do processo e do LINSE sejam preservados.

Identificação de riscos

Os riscos à imparcialidade estão identificados conforme Matrizes de Identificação de Riscos (DQ.079), a qual periodicamente passa por análise quanto à pertinência, abrangência e efetividade das ações propostas.

Buscando identificar de forma contínua os riscos à sua imparcialidade em relação à inspeção a ser realizada, o LINSE utiliza-se de um documento (Termo de Abertura do Processo de Inspeção) para que, a cada nova inspeção, os envolvidos declarem-se desimpedidos quanto às condições do serviço, preservando a integridade do processo, a independência e a imparcialidade.

Eliminação ou minimização de risco identificado

Além disso, os riscos à imparcialidade são avaliados e mitigados sempre que ocorrer qualquer evento diferente dos já previstos que possa ter influência sobre a imparcialidade do LINSE ou do seu pessoal, passando por análise individualizada. Caso o risco envolva diretamente algum colaborador, o LINSE prontamente tomará providências para eliminá-lo ou minimizá-lo, através do imediato afastamento do(s) colaborador(es) alvo(s) de suspeição do processo de inspeção, com avaliação da conduta do mesmo e medidas administrativas pertinentes e, quando cabível, revisão do trabalho por ele executado, a fim de garantir que não houve qualquer impacto no trabalho realizado. Todas as ocorrências deverão ser registradas no Registro de Ocorrência (DQ.006), assim como as providências tomadas.

Compromisso da Alta Direção

O compromisso com a imparcialidade é fomentado constantemente e tornado público pela Alta Direção, que mantém acessível as declarações e as políticas do LINSE. Além disso, é a Alta Direção a responsável pela aprovação dos procedimentos que envolvam registros e tratamentos de ocorrências e análise crítica do sistema.