O conjunto de serviços do LINSE | UFPel também oferta a possibilidade de avaliações por meio de simulação computacional termoenergética, utilizando conceituadas ferramentas como o EnergyPlus, DesignBuilder e o DOMUS.

 

Por que fazer a simulação do seu projeto/edifício?

A simulação térmica e energética dos edifícios permite avaliar o comportamento dos componentes construtivos, dos sistemas de climatização e iluminação, como também os padrões de uso e ocupação do edifício. Ela representa um importante papel na fase de concepção, quantificando os dados do edifício quanto ao seu desempenho térmico e energético de modo a possibilitar um cenário de estratégias que podem auxiliar na redução do consumo energético quando a edificação for construída. 

 

Além de informações quanto ao desempenho do edifício, onde as simulações térmicas e energéticas podem ser utilizadas?

As análises por simulação podem ser consideradas em consultorias de desempenho, para verificação do atendimento da NBR 15.575, do RTQ-C e do RTQ-R, além das certificações de sustentabilidade, como por exemplo, AQUA e LEED.

O LINSE | UFPel conta com uma equipe com vasta experiência na área de simulação energética, inserida em grupos de pesquisa de diferentes Universidades do Brasil. 

Nossos colaboradores fizeram parte da equipe técnica responsável pela elaboração do Guia Prático de Eficiência Energética, documento que reuniu a experiência prática com o projeto de etiquetagem nos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura em 2013. Também foram responsáveis por uma série de consultorias por simulação, em especial no que tange a NBR 15.575, além da participação na elaboração de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado realizadas por intermédio de avaliações por simulação computacional.

O conhecimento técnico e científico da nossa equipe na área de simulação servirá de instrumento para o atendimento da sua necessidade, entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar!

Entre em contato conosco e veja qual o tipo mais indicado para sua instituição/empresa.

Veja também os outros serviços que oferecemos para você!