Conhecer como a energia é utilizada, além de uma questão de economia e gestão, é uma importante ação de sustentabilidade, evitando o desperdício e impactos ambientais desnecessários.

O diagnóstico energético, às vezes descrito como auditoria energética, reúne uma série de procedimentos que visam conhecer como a energia é utilizada em uma edificação, tendo como referência a NBR ISO 50.002 – Diagnósticos Energéticos – Requisitos com orientação para uso.

A energia é tratada como um insumo para o funcionamento das atividades realizadas no edifício, a partir de técnicas e instrumentos de levantamento e aquisição de dados e informações, tais como lista de sistemas, processos e equipamentos que consomem energia, características dos usos de energia, consumo de energia e medições relacionadas, equipamentos de monitoramento, tarifas energéticas, propriedades termofísicas da edificação, entre outros.

Este processo inclui a avaliação do grau de satisfação dos usuários e colaboradores e busca a participação destes no processo de diagnóstico energético e otimização do uso da energia. O envolvimento das pessoas é essencial para o desenvolvimento de um planejamento energético que pode visar uma simples redução de consumo ou obter a NBR ISO 50.001 – Gestão de Energia.

O diagnóstico energético torna possível identificar as medidas de eficiência energética (MEE) tecnicamente possíveis e financeiramente viáveis.

TIPOS DE DIAGNÓSTICOS ENERGÉTICOS

Entre em contato conosco e veja qual o tipo mais indicado para sua instituição/empresa.

Veja também os outros serviços que oferecemos para você!