O PBE Edifica é a Certificação nacional que visa determinar o Nível de Eficiência Energética de Edificações no Brasil. Foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica e faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE).
O LINSE | UFPel é acreditado pela Cgcre – Coordenação Geral de Acreditação - do INMETRO para realizar a certificação PBE Edifica e emitir a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) para o Escopo de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (RTQ-C). 

A etiqueta é o Selo de Conformidade que evidencia o atendimento a requisitos de desempenho estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos e, no caso das edificações, é determinado o nível de eficiência energética da mesma. Para tanto deve ser avaliada a envoltória da edificação, de acordo com a zona bioclimática onde está inserida, e os sistemas de iluminação e condicionamento de ar.

A adoção de iniciativas que melhorem a eficiência energética da edificação, desde que devidamente comprovadas, podem elevar seu nível de eficiência. Como exemplo de bonificações podemos citar sistemas e equipamentos que racionalizem o consumo de água, sistemas ou fontes renováveis de energia e inovações técnicas ou de sistemas.

A etiqueta pode ser Geral, quando avalia todos os três sistemas individuais (envoltória, iluminação e condicionamento de ar) ou parcial, quando é avaliada a envoltória e apenas um dos sistemas (iluminação ou condicionamento de ar). Parcelas da edificação, como pavimentos ou conjunto de ambientes, também podem ter seus sistemas de iluminação e condicionamento avaliados, porém, neste caso, deve ser avaliada conjuntamente a envoltória de toda a edificação.

A etiqueta pode ser emitida para o projeto da edificação, tendo uma validade de cinco anos a partir de sua emissão ou até a construção do edifício, se isto ocorrer antes. Posteriormente deverá ser emitida uma etiqueta de edifício construído, que confirmará que a edificação foi construída de acordo com o projeto analisado. Ainda há a possibilidade da emissão da etiqueta diretamente do edifício construído, sem a emissão da etiqueta de projeto.

O LINSE | UFPel é acreditado para realizar as seguintes inspeções:

Entre em contato conosco e veja qual o tipo mais indicado para sua instituição/empresa.

Veja também os outros serviços que oferecemos para você!