“Por uma arquitetura de baixo carbono – NZEB no Brasil” é o tema da quadragésima oitava Roda de Conversa promovida pela Escola em Transe, a se realizar no dia 16 de julho, de modo virtual, a partir das 16h.
Nas últimas semanas, temos assistido à crescente expectativa sobre a falta de chuvas e a consequente queda nos níveis dos reservatórios das grandes usinas hidrelétricas, responsáveis por mais de 65% da matriz elétrica nacional. A preocupação se estende ao campo das finanças, tendo em vista que grande parte da geração a ser incrementada para suprir a demanda tem por base combustíveis fósseis, que elevam os custos da geração de energia elétrica.
Mais que isso, embora menos divulgado pelos meios de comunicação, o aumento da geração termoelétrica, que se repete anualmente neste período, representa importante acréscimo à emissão de carbono e a consequente contribuição para o aquecimento global. Embora crescente nas últimas décadas, a participação da produção de energia por base eólica e fotovoltaica (solar) atingiram apenas a 9,6% do total da matriz elétrica em 2019.
Edifícios de Energia Zero ou Net Zero Energy Building (NZEB) são edificações altamente eficientes do ponto de vista energético e que produzem energia equivalente à própria energia consumida, alcançando um balanço anual zero. A geração própria de energia deve ter origem em fontes renováveis e limpas, como a solar.
Entretanto, a simples autoprodução de energia não permite a classificação de um edifício como NZEB. Deve-se, antes, buscar a minimização do consumo de energia, por meio de projetos arquitetônicos que respondam aos aspectos determinantes do clima local, além da implantação de sistemas e equipamentos eficientes, formas de operação inteligentes. Entre estas, possibilitar o lançamento na rede elétrica da energia produzida e não consumida, pela conversão em créditos de energia (em kWh) para compensação posterior, se necessário.
Para debater essas possibilidades e as particularidades de seus campos de atuação, convidamos os seguintes colegas, cujos trabalhos vêm trazendo à luz soluções inovadoras para a eficiência energética, com vistas a promover a ação do arquiteto, e o envolvimento e aplicação deste conhecimento ao projeto de arquitetura.
• Estefânia Neiva de Mello;
• Sylvia Meimaridou Rola;
• Antônio César Baptista;
• Claudia Naves Amorim.
Além destes, somos todos convidados para esta 48ª Roda de Conversa: Por uma arquitetura de baixo carbono – NZEB no Brasil, na próxima sexta-feira, 16 de julho, às 16h.
Não perca! Além de convidad@s, somos tod@s Protagonistas!
Sexta-feira – 16/07/2021 às 16h
Link para inscrição até as 16h: https://forms.gle/Uv35viiVtbrJUSkS7