Início do conteúdo

Nota de falecimento: Professor Mário Rosa

Professor Mário Rosa, em 2012, recebe o Prêmio do Mérito Acadêmico em Geografia, do LEUR, homenagem que leva o seu nome.

É com pesar que comunicamos o falecimento, nesta terça-feira (07/03/2023) do professor MÁRIO ROSA, com 89 anos, decorrente de complicações do Mal de Alzheimer, cujo diagnóstico já tinha há quatro anos..

O professor atuou no ICH nos cursos de Estudos Sociais e foi um dos idealizadores da criação do curso de Licenciatura em Geografia. Durante os mais de 30 anos dedicados ao ensino foi responsável pela formação profissional de muitos professores que vieram a atuar na Geografia da UFPEL.

Já em 2012 o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, criou o Prêmio Professor Mário Rosa do Mérito Acadêmico em Geografia, como forma de reconhecimento da atuação profissional em prol da Geografia com destaque para o LEUR, a Geografia e a UFPEL. O professor Mário Rosa foi o primeiro agraciado com o prêmio que leva o seu nome. O LEUR criou uma Galeria de quadros para os homenageados, que pode ser vista no acesso ao laboratório, na Sala 212 do Campus 2 do ICH. Para saber mais sobre o prêmio acesse AQUI. Em 2023 ocorrerá a 10ª edição do prêmio.

O professor Mário Rosa se notabilizou ao publicar a obra Geografia de Pelotas, no ano de 1985. Ainda hoje uma das principais fontes de estudo e pesquisa nas escolas do município. Em diversas ocasiões o professor Mário Rosa sempre incentivou para que o DEGEO publicasse outra obra de referência para a Geografia de Pelotas, com a finalidade de atualizar aqueles estudos publicados há quase 40 anos.

O professor Mário Rosa já era viúvo e deixou quatro filhos: Daniela, Marta, Mônica e Marcus Vinícius. Tinha também quatro netos: Bento, Martina, Lara e Eduardo e os genros Darlan Brasil, Márcio de Borba Freitas e Paulo Campello.

Queremos referendar a memória do professor Mário Rosa em cada nova edição do prêmio que leva o seu nome e assim homenagear uma pessoa que foi muito querida por nós. Desejamos que as boas lembranças possam confortar a família e amigos enlutados.

Publicado em 09/03/2023, na categoria Sem categoria.