Início do conteúdo

Duas palestras fecham o XVII SEUR

Jorgeanny Moreira e Natália Bonow fazem as palestras finais do XVII SEUR

Nesta sexta-feira, (19) ocorrerá o encerramento do XVII SEUR, realizado em 2021 de modo remoto com transmissão pelo Canal do Leur no YouTube.

A professora Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira, da universidade Federal do Tocantins falará sobre Geografia e Literatura nos relatos de viagens de autoria feminina no século XIX. Espaço, tempo e sociedade: as aproximações entre Geografia e Literatura. O território brasileiro em textos literários, cartas e diários no século XIX. Os relatos de viagens de autoria feminina: Elizabeth Cary Agassiz, Ina Von Binzer e Ida Pfeiffer.

Já a professora Nathália Bonow, integrante do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais falará sobre os processos emancipacionistas de Arroio do Padre e Triunfo do Sul: uma perspectiva de análise baseada no lugar, na identidade e na memória.  A Constituição Federal de 1988 favoreceu a criação de diversos municípios no Brasil, o que resultou numa ampla fragmentação territorial. Na área da Geografia, essa temática é trabalhada por um número pouco expressivo de pesquisadores, que em sua maioria, trabalham com uma perspectiva do desenvolvimento regional, do Índice de Desenvolvimento Humano e uma análise mais crítica das leis emancipacionistas. A pesquisadora, porém, busca fazer um caminho contrário, partindo da fenomenologia para a análise dos processos emancipacionistas de Arroio do Padre/RS e Triunfo do Sul – atual 4° distrito de Pelotas/RS. Além disso, trabalha com a história oral e os conceitos de lugar, identidade e memória a partir das narrativas dos entrevistados.

 

Não percam. Acessem o Canal do Leur no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC818uKI0WFD8laydeCfK8yQ

Publicado em 17/11/2021, na categoria Sem categoria.