XVII SEUR segue com palestra do Prof. Ivan Tartaruga: quarta-feira, às 18h

Transformações Econômico-Geográficas Atuais: inovação, sustentabilidade, inclusão e, por fim, desenvolvimento?

XVII SEUR apresenta palestra do professor Iván Gerardo Peyré Tartaruga.

27/11/2021, quarta-feira, às 18H

O professor Ivan Tartaruga possui Doutorado em Geografia (tese aprovada com louvor) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2014), em que realizou um período sanduíche no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Sevilha (Espanha) (2012); Mestrado em Geografia pela UFRGS (2003); e graduação em Geografia pela UFRGS (1999). Atualmente é investigador em Geografia Econômica e Social no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade do Porto (Portugal). Foi pesquisador em Geografia da Fundação de Economia e Estatística (FEE) (2006-2019), professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT-RS) (2017-2018) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS (2017-2018). Pesquisador do CNPq (período 2014-2017) no âmbito do projeto de pesquisa ‘Inovação, território e desenvolvimento: o papel dos Parques Científicos e/ou Tecnológicos no Rio Grande do Sul’ (Chamada MCTI/CNPQ/MEC/CAPES n. 22/2014), e da FAPERGS na pesquisa ‘Inovação no Estado do Rio Grande do Sul: Distribuição Espacial do Potencial de Inovação’ (Edital PROBIC/FAPERGS/ FEE 2016-2017 N 001/2016). Integra o Núcleo Porto Alegre do Instituto Nacional de C&T (INCT/CNPq) Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática. Participa, também, da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete) e da Rede de Estudos da Inovação (Rede Inova). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise espacial de processos sociais e econômicos, desenvolvimento territorial, e inovações tecnológicas. Possui 17 artigos em periódicos científicos, 17 capítulos de livro, 34 trabalhos em anais de eventos científicos, 28 textos em jornais de notícias e 19 outras produções bibliográficas. A atividade será coordenada pela professora Giovana Mendes Oliveira.

O XVII SEUR ocorre no formato on line e as palestras são transmitidas pelo Canal do LEUR no YouTube:

Visite a página do evento para maiores informações:

Publicado em 26/10/2021, na categoria Sem categoria.