XVII SEUR já começou

O Mundo da Internet no Comércio e Consumo Urbano

Começou na segunda-feira, 18 de outubro de 2021 a 17ª edição do Seminário de Estudos Urbanos e Regionais. Sob a coordenação do professor Sidney Gonçalves Vieira, os coordenadores do LEUR e seus representantes fizeram a apresentação das linhas de pesquisa no laboratório. Falaram os professores Robinson Santos Pinheiro e Giovana Mendes Oliveira, juntamente com os acadêmicos do PPGEO Pedro de Moura Alves e William Martins Lourenço, além do próprio professor Sidney. Foram apresentados or grupos GEOTER – Geografia Política, Geopolítica e Territorialidades, Hortas Urbanas, Geografia e Literatura e Geografia do Comércio e do Consumo. Após a abertura aconteceu a primeira mesa-redonda do evento.

Intitulada O Mundo da Internet no Comércio e Consumo Urbano foram abordados os seguintes aspectos, Nas últimas décadas presenciamos o crescente uso das TICs nas relações de comércio e consumo, potencializadas pela difusão dos aparatos técnicos necessários à sua existência, destacando-se a popularização da internet e, mais recentemente, dos smartphones. Tais tecnologias têm invadido os lugares mais íntimos de desenvolvimento de nossas vidas e nos submetido cada vez mais ao tempo do capital. Os obstáculos de qualquer natureza para realização de compras tornam-se menores diante da possibilidade de consumir a qualquer hora e em qualquer lugar. Novas formas de comércio e produtos fazem com que a sociedade esteja não só cada vez mais direcionada ao consumo, mas também desenvolva novos hábitos de consumo. Nesse sentido, este minicurso tem por objetivo identificar as diferentes dimensões do comércio eletrônico, buscando compreender, além de suas manifestações, os seus desdobramentos e contradições na sociedade e no espaço. Para tanto, é constituído por três momentos: 1) A contextualização dos aspectos gerais acerca do comércio eletrônico (o que é, breve histórico, a estrutura necessária e os seus diferentes tipos); 2) Sua relação com a produção e a reprodução do espaço na hipermodernidade, sobretudo o urbano (o reajuste espaço temporal, o comércio 24/7 e o uso massivo dos sites de redes sociais e dos aplicativos); e, 3) As potencialidades e os limites do comércio eletrônico, dentre os quais destacam-se, por um lado, as relações de proximidade entre os sujeitos, a articulação campo e cidade e o desenvolvimento territorial e, por outro, a alienação, o isolamento social e a uberização do trabalho

A apresentação foi realizada pelas professoras convidadas.

Juliana Giolo Zancheta.

Doutoranda (2019-2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Rio Claro. Desenvolve pesquisas na área da Geografia Urbana, com ênfase na compreensão da dinâmica do Comércio e do Consumo na cidade, e as questões da precarização do trabalho nas plataformas digitais de entrega, sob orientação da Prof. Dra. Silvana Maria Pintaudi. É pesquisadora vinculada a Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre o Comércio o Consumo (ReBECCa). Possui Graduação em Geografia, Licenciatura (2011) e Bacharelado com ênfase em Análise Sócio-Espacial e Planejamento Territorial (2012) também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Rio Claro e, durante a graduação desenvolveu pesquisas de iniciação científica (2010 – 2012) sobre aspectos da Economia Solidária no ambiente urbano e como política pública para geração de renda.

Patrícia da Cruz Oliveira

Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Rio Claro. Possui mestrado em Geografia na mesma instituição (2016) e graduação em Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é professora de Geografia do Ensino Fundamental II na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP) e pesquisadora na área de Geografia Humana com ênfase em Geografia do Comércio e do Consumo e em Geografia Urbana.

A apresentação está disponível no canal do Leur no You Tube. Inscreva-se no canal, dê o seu like e acione o sininho para receber as notificações:

O XVII SEUR prossegue com atividades no dia 20 de OUTUBRO DE 2021. Visite a página do evento para maiores informações:

Publicado em 22/10/2021, na categoria Sem categoria.