Professora do DEGEO coordena GT Sobre Geografia e Arte

GEOGRAFIA E ARTE: PERSPECTIVAS PARA PENSAR E FAZER O COTIDIANO

A professora Andrea Maio Ortigara, substituta no Departamento de Geografia da UFPel, coordena Grupo de Trabalho junto ao Encontro Humanístico Multidisciplinar e o Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares.

Encontro Humanístico Multidisciplinar e o Congresso Latino-Americano De Estudos Humanísticos Multidisciplinares fazem parte de uma série de atividades pensadas pelo Instituto Conexão Sociocultural (CONEX) e pelo Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e com apoio da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA campus Jaguarão. O evento ocorrerá entre 13 e 17 de dezembro de 2021.

O GT 14 – GEOGRAFIA E ARTE: PERSPECTIVAS PARA PENSAR E FAZER O COTIDIANO, coordenado pelas professoras Dra. Ana Zeferina Ferreira Maio- Universidade Federal do Rio Grande e Dra. Andrea Maio Ortigara- Universidade Federal de Pelotas, popõe as seguintes discussões. Como as/os sujeitas/os produzem cotidianidades no espaço urbano? Como a arte e a geografia integram o cotidiano e marcam os lugares e a paisagem? Como a geografia pode impulsionar os processos de criação e a produção de pensamentos na arte?
Como a arte pode colaborar na construção do pensamento geográfico? Como a geografia pode significar a arte e como a arte pode contribuir na atribuição de sentidos na geografia? Como abordar o urbano e seus fenômenos pelo olhar da geografia e da arte? Como criar interações entre a forma de pensar a arte e a geografia nos espaços educativos? Partindo do pressuposto que a geografia e a arte manifestam a possibilidade de se constituírem em experimentações que ultrapassam os limites do senso acadêmico formalmente estabelecido e são campos propícios à produção de diálogos plurais, o grupo de trabalho Geografia e arte: perspectivas para pensar e fazer o cotidiano se apresenta como uma proposta transdisciplinar sobre as diferentes maneiras de abordar o cotidiano na arte e na geografia.
Este grupo de trabalho tem como premissa compreender as subjetividades presentes nas experiências que envolvem a paisagem, os lugares e os territórios, uma vez que nos campos da arte e da geografia a vivência humana está intimamente ligada a experiência espacial.  Por conseguinte, este grupo de trabalho acolhe pesquisas que abordem o papel das emoções nos processos de transformação espacial; percepções das formas simbólicas; reflexões sobre as relações entre corpo e lugar, entre corpo e espaço público e entre corpo e espaço privado; relações entre a criação em arte e a conformação dos espaços; epistemologias desobedientes; estudos pós-coloniais; narrativas de si; dispositivos de memória, coleção e arquivo; análise de fontes escritas, visuais e sonoras em sua capacidade de testemunhar aspectos simbólicos de histórias de vida; fluxos e urbanidades contemporâneas; práticas cartográficas; abordagens voltadas as percepções e representações espaciais das cidades; vivências espaciais no/do cotidiano realizadas a partir de distintas perspectivas. A geografia e arte permeiam a vida em suas inúmeras dimensões, dentre estas os processos de criação. Portanto, interessa-nos trabalhos que envolvem elaborações que se constituem em diálogos possíveis de práticas que tramam a experiência vivida no espaço. A proposição deste grupo de trabalho visa reunir investigações que tencionam aportes teóricos e metodológicos que instauram e transversalizam o conhecimento contemporâneo.

Para maiores informações sobre a participação  o evento estão disponíveis no site: https://claec.org/ehm/apresentacao-4/

Publicado em 22/10/2021, na categoria Sem categoria.