Início do conteúdo

Profa. Louise Alfonso fala da vida às margens da cidade

No dia 02 de dezembro de 2020 teve continuidade o XVI Seminário de Estudos Urbanos e Regionais, coma palestra da professora Louise Prado Alfonso intitulada “Margens: múltiplas formas de ocupar, habitar e resistir no Espaço Urbano.

A professora, do Departamento de Antropologia do ICH/UFPEL, analisou as estratégias e os mecanismos de resistência adotados por grupos marginalizados na sociedade.

A professora coordena o projeto de pesquisa “Margens: Grupos em Processos de Exclusão e suas Formas de Habitar Pelotas/RS”, é desenvolvido no Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto Margens articula ensino, pesquisa e os projetos de extensão Narrativas do Passo dos Negros: Exercício de Etnografia Coletiva para Antropólogos/as em Formação, o Terra de Santo: Patrimonialização de Terreiro em Pelotas/RS e o Mapeando a Noite: O Universo Travesti.

Com o objetivo de discutir a diversidade que dá forma à Pelotas, visando valorizar os diversos modos de vida dos grupos que habitam Pelotas, a palestra se desenvolveu mostrando aspectos teóricos e práticos da análise proposta.

Mais informações sobre o Projeto Margens podem ser obtidas na página do evento, disponível AQUI

 

 

A palestra da professora Louise está disponível na íntegra no Canal do LEUR no YouTube e pode ser acessada pelo link AQUI.

 

Publicado em 02/12/2020, na categoria Sem categoria.