Início do conteúdo

Mais um membro do Leur defende Dissertação no Mestrado em Geografia

 

No dia 18 de setembro, Éverson Gabriel Mesquita da Martha defendeu a dissertação de mestrado intitulada “Avante com Todo o Esquadrão. Geografia do futebol, identidades territoriais e manifestações socioespaciais: estudo de caso sobre o Grêmio Esportivo Brasil, Pelotas, RS.”

A defesa aconteceu na modalidade virtual no Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal de Pelotas. A banca foi composta pelos professores Dr. Tiaraju Salini Duarte, da UFPEL; Dr. Paulo Roberto Rodrigues Soares, da UFRGS, tendo o prof. Dr. Robinson Santos Pinheiro como suplente e o prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira como orientador.

Captura de tela do Webconf UFPEL durante a defesa.

Com a defesa, Éverson da Martha, que é membro do LEUR, obteve o grau de Mestre em Geografia.

A pesquisa teve como objetivo analisar as identidades territoriais e formas de manifestações socioespaciais constituídas junto ao Grêmio Esportivo Brasil, equipe de futebol profissional da cidade de Pelotas, RS, utilizando os conceitos de território e identidade. O tema da dissertação, se insere na área da Geografia Cultural. Para atingir os objetivos propostos da pesquisa, foram realizados questionário e observações, analisando o comportamento, distribuição espacial de torcidas dentro do espaço e dentro do estádio de futebol. Teve como resultados, a construção da identidade através da origem na classe trabalhadora. Quanto ao território notou-se que o Estádio Bento Freitas em dias de jogos não é somente local de jogo, funciona como um refúgio onde pessoas chegam cedo, consomem nos ambulantes ou nos bares em volta, fazem sua festa, transformam aquele espaço em seu território, demarcando-o com bandeiras e faixas deixando claro ali está a torcida xavante.

Publicado em 25/09/2020, na categoria Sem categoria.