Início do conteúdo

Workshop sobre Comércio e Consumo Urbano prossegue no Leur

Nesta quarta-feira (29/05) terá continuidade o Workshop sobre Comércio e Consumo Urbano, parte integrante do Projeto Atlas do Comércio de Pelotas, realizado com apoio do CNPq, desenvolvido no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, sob a coordenação do prof. Sidney Gonçalves Vieira, com a colaboração dos professores Tiaraju Salini Duarte, Dione Dutra Lihtnov e Aurélio Bandeira Amaro.

A apresentação do dia 29/05 será sobre o tema “Análise da composição, da organização e da dinâmica do comércio de bens e de serviços, em Pelotas, 1960 – 2014“, a cargo do prof. Dione Dutra Lihtinov.

O Workshop teve início no dia 16/04 com a apresentação do Prof. Aurélio Bandeira Amaro, Doutor em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente, que na ocasião tratou do tema “A produção acadêmica sobre comércio e consumo no Rio Grande do Sul: um estudo bibliométrico“.

No dia 24/04 foi a vez do economista Tiago Silveira (Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS), falar sobre “Medindo a especialização varejista das áreas urbanas: o Quociente Locacional“. Depois, no dia 25/04, o economista deu continuidade ao tema com uma aula prática usando planilhas e software SIG para o exercício “Quociente Locacional intra-urbano: práticas e exemplos de aplicação“.

 

Dando continuidade ao evento, no dia 30/04, novamente o professor Aurélio retornou com o tema “A utilização do e-SIG para a pesquisa quantitativa de dados sobre comércio e serviço“.

O professor Sidney expôs o projeto do “Atlas de Pelotas” no dia 21/05. Agora, no dia de amanhã, após a apresentação do Prof. Dione, dará continuidade ao projeto apresentando a proposta de confecção de um Dicionário sobre Geografia do Comércio e do Consumo.

Estão participando do Workshop os estudantes de Geografia (Graduação e Mestrado): Everson Gabiel Mesquita da Martha, Adriel Costa da Silva, Cristiano Ávila Bento, Diogo Luiz Sallim Prá, Gabriel Martins Homem, Giane Silva da Silva, Isabela Madeira, Lucas Pires Ferreira, Marcelo Boabaid Pereira Filho, Rodrigo de Oliveira Peraldo, Yves Pereira de Souza Tavares, Leonardo Farias Porto e Simone Neutzling (PPGMemória e Patrimônio).

A participação no projeto “Atlas do Comércio de Pelotas” está aberta aos interessados, assim como nos subprojetos “Dicionário sobre Geografia do Comércio e do Consumo” e “Bibliometria das publicações sobre Comércio e Consumo no Rio Grande do Sul.

Participe também das outras atividades do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, LEUR, agora na Sala 212 do Campus 2 do ICH.

Publicado em 28/05/2019, na categoria Sem categoria.