Podcasts

Link do Antropólis no Spotify

Antropólis é um podcast especializado em debates sobre estudos contemporâneos em antropologia, desenvolvido por uma equipe de pessoas vinculadas ao Programa de Pós graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de um projeto de extensão filiado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais)
Equipe: Guilhermo Aderaldo, Francisco Neto, Claudia Turra Magni, Ediane Oliveira e Kamila Ruiz

Contato: antropolispodcast@gmail.com


Link do Caraminholas no Spotify

Situado entre o campo da Antropologia das Emoções e dos Sentidos e o campo da Antropologia da Saúde, o Caraminholas é um canal de difusão e encontro para além dos espaços acadêmicos, gerando formas de restituição em processo e acolhendo a participação do público. Este é um espaço para o compartilhamento de experiências de vida relacionadas à percepção de fenômenos sensoriais que não são comuns a todas as pessoas, suas implicações sociais e às emoções que tais experiências ocasionam. Uma oportunidade para pensarmos novas e velhas abordagens em Saúde Mental, o cuidado de si e do Outro.

“Se, como nós, você anda sempre cheio de caraminholas na cabeça, este é o lugar certo para descobrir, compartilhar e compreender os significados que elas podem ter na vida de cada pessoa. Pensamentos, imagens, invenções, imagens-pensamentos, ruídos, vozes, aromas, memórias, sonhos, premonições, acontecimentos, eis o que entendemos por caraminholas, tudo aquilo que passa por nossa mente e que compõe quem nos tornamos. Você que está aqui conosco pode ter ouvido vozes, ter sensações ou visões, sonhos premonitórios, enfim, experiências que nem todas as pessoas compartilham. Isso pode ter ocorrido em um momento pontual da sua vida ou acontecer cotidianamente. Você pode, ainda, conhecer alguém que tem ou teve essas experiências. Aqui, vamos juntas e juntos navegar por esse universo afetivo em busca de criar e difundir estratégias dignas de autocuidado e compreensão para experiências sensíveis como essas.”

Créditos:

Produção: Daniele Borges, Fabiane Valmore, Luana Ribeiro Borges e Roberta Machado
Edição: Daniele Borges
Equalização: Hamilton Bittencourt
Realização: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS).
Locução de abertura: Adilson Tiamo. Músico.
Vinheta: Eu vou brincar de pular corda: Adilson Tiamo. Músico.
Intervalo poético:
Música João- Composicão e Voz: Orlando dos Santos Baptista.
Integrante da Banda “Cancioneiros do IPUB”, fundada e coordenada pelo musicoterapeuta Vandré Mathias Vidal (IPUB/UFRJ). Arranjadores e Músicos: Iure Bittar e Eneas Elpidio
Poesia Tremores- Composição e Voz: Orlando dos Santos Baptista.

Apoio:

Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt- UFPel)
Programa de Pós- Graduação em Enfermagem (PPGEnf-UFPel)
Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Coletiva de Mulheres que ouvem vozes (CMOV)
Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas (AUSSMP)
Grupo AMA Ouvidores e Ouvidoras de vozes da Unipampa