Acervo

O acervo sob salvaguarda do LEPAARQ começou a ser constituído no ano de 2000, mesmo antes da inauguração oficial do laboratório, a partir de doações feitas pela comunidade e de coletas superficiais realizadas pela equipe em trabalhos de campo desenvolvidos no âmbito do projeto Introdução à Arqueologia, que teve como principal objetivo a capacitação de alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas. Esse projeto, um dos primeiros realizados pelo LEPAARQ, contou com o apoio institucional do Laboratório de Antropologia da Fundação Universidade de Rio Grande (LEPAN-FURG), tendo sido ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Augusto Mentz Ribeiro.

Com o passar do tempo, sistematicamente muitas doações foram feitas pela comunidade, destacando-se a coleção de peças líticas feita pela Srª Carla Rosane Duarte Costa, composta por oito peças, dentre os quais um Zoólito (escultura feita em pedra) em forma de tubarão, que por sua representatividade foi transformado em símbolo do LEPAARQ.

Além disso, Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo LEPAARQ ao longo de mais de 20 anos, foram responsáveis pela formação do vasto acervo que atualmente (ano de 2024) conta com xxx coleções. Cada uma destas coleções é formada por inúmeros objetos e/ou fragmentos provenientes tanto de intervenções arqueológicas (coletas superficiais, prospecções e escavações acadêmicas, salvamentos arqueológicos e apoio institucional) quanto de campanhas de captação de acervo.

A formação deste vasto acervo foi acompanhada, desde o princípio, pela criação de uma metodologia de gestão estruturada para dar conta da preservação não somente dos objetos arqueológico em sim, mas também da documentação primária do acervo (cadernos de campo, anotações, desenhos, fotografias, fichas de sítio, etc.). Para isso, foi essencial a criação de instrumentos específicos tendo em vista a organização e identificação da cultura material, assim como o armazenamento e a administração dos dados. A criação dessa metodologia foi baseada em técnicas já utilizadas pelo LEPAARQ, acrescidas por recursos tecnológicos da área de informática. O acervo do LEPAARQ é composto basicamente por dois tipos de material arqueológico: pré-coloniais e históricos.

O acervo pré-colonial sob a guarda do LEPAARQ é formado por uma diversidade de materiais cerâmicos, líticos, arqueobotânicos e zooarqueológicos, provenientes de diversos sítios arqueológicos da região Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Esses sítios foram objeto de intervenções através de diferentes projetos de pesquisa.

O acervo histórico provém das atividades realizadas no âmbito do Projeto de Salvamento Arqueológico da Área Urbana de Pelotas, desenvolvido desde 2002, o qual possibilitou intervenções em diversas áreas tais como, Praça Coronel Pedro Osório, Mercado Público Municipal, Casas 8, 6 e 2 e Casa da Banha. Este acervo é constituído por uma grande diversidade de materiais referentes à formação do núcleo urbano da cidade tais como, louças, vidros, metais, ossos, etc.

O LEPAARQ tem, portanto, a responsabilidade institucional pelo acervo arqueológico, etnográfico e experimental do ICH mantido em sua Reserva Técnica, devendo atender as demandas de gerenciamento curatorial do mesmo. O acervo arqueológico é formado por Acervo Arqueológico em Depósito Permanente, Acervo Arqueológico em Depósito Temporário e Coleções Didáticas.

1. Acervo Arqueológico em Depósito Permanente é formado por coleções sistemáticas de caráter arqueológico, etnográfico e experimental ou por peças individuais de interesse científico e museológico advindos das seguintes formas: a) Coletas de campo realizadas por meio das pesquisas coordenadas por pesquisadores do LEPAARQ e/ou pesquisadores vinculados a projetos da instituição; b) Coletas de campo realizadas por meio de pesquisas endossadas pela instituição; c) Doações; d) Transferência; e) Permuta; f) Aquisição.
  1. Acervo Arqueológico em Depósito Temporário: formado por coleções de caráter arqueológico, etnográfico e experimental ou por peças individuais de interesse científico e museológico advindas das seguintes formas: a) Comodato; b) Coleta de campo de materiais que o LEPAARQ tem responsabilidade de guarda temporária até a definição do local de guarda permanente.
  2. Coleções Didáticas: são acervos de caráter educativo e cultural, utilizados nas atividades relacionadas aos programas de educação patrimonial e/ou em sala de aula como material didático.

Exemplares de artefatos do acervo LEPAARQ