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  • Podcast Falando em drama (Ep. 17): Virgínia Schabbach, por Cândida Canielas

    Amanhã, quinta-feira, 27/04/2023, às 16h na Sala Preta do CA UFPel, faremos a leitura dramática do texto “No antes, naquele dia e agora – Invisível”, de Virgínia Schabbach, publicado no livro “Liberdade”, do Coletivo As DramaturgAs.

    Logo após a leitura, teremos bate-papo com a organizadora do livro, Patrícia Silveira, falando sobre a obra, o coletivo e a dramaturgia escrita por mulheres.

    Te convidamos, portanto, a conhecer um pouco mais sobre a dramaturga Virgínia (Vika) Schabbach

    Link para ouvir: https://open.spotify.com/episode/4ZloRZOjeIyUnXwWQNA1Zp?si=VAIzxzBgQvO_1a4MG_JnZQ

    Falando em drama – Ep. 17
    Virginia Schabbach, por Cândida Canielas

    Edição: Cândida Canielas e Milena Vaz
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Fernanda Vieira Fernandes

  • Podcast Falando em drama (Ep. 16): Coletivo As DramaturgAs, por Milena Vaz

    Nosso podcast Falando em drama está de volta!

    Na próxima quinta-feira, 27/04/2023, às 16h na Sala Preta do CA UFPel, faremos a leitura dramática do texto “No antes, naquele dia e agora – Invisível”, de Virgínia Schabbach, publicado no livro “Liberdade”, do Coletivo As DramaturgAs.

    Logo após a leitura, teremos bate-papo com a organizadora do livro, Patrícia Silveira, falando sobre a obra, o coletivo e a dramaturgia escrita por mulheres.

    Para esquentar as baterias, lançamos esse episódio para que vocês conheçam um pouquinho sobre As DramaturgAs.

    Link para ouvir: https://open.spotify.com/episode/5oi2daBSVnIph49Iog0ufO?si=4CXj6CEeT0yb2kGror6uKw

    Falando em drama – Ep. 16
    Coletivo As DramaturgAs, por Milena Vaz

    Edição: Cândida Canielas e Milena Vaz
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Fernanda Vieira Fernandes

  • Leitura dramática e bate-papo

    No antes, naquele dia e agora – Invisível,

    de Virgínia Schabbach (leitura dramática)

    Bate-papo com Patrícia Silveira sobre o Coletivo As DramaturgAs e o livro Liberdade

    Data: 27/04/2023 (quinta-feira)

    Horário: 16h

    Local:  Sala Preta – Centro de Artes UFPel

    Entrada franca

     

    O projeto Leituras do drama contemporâneo abre sua temporada 2023 com uma atividade super especial!

    Na próxima quinta-feira, dia 27/04/2023, a partir das 16h, na Sala Preta do Centro de Artes, será realizada a leitura dramática do texto No antes, naquele dia e agora – Invisível, de Virgínia Schabbach. O texto compõe a coletânea Liberdade, publicada pelo Coletivo As DramaturgAs no final de 2022, sob a organização de Patrícia Silveira. E, justamente para falar sobre o livro, o coletivo e dramaturgia escrita por mulheres, Patrícia Silveira estará conosco logo após a leitura.

    Liberdade (Org. Patrícia Silveira – Concha Editora, 2022)

    Sobre o livro, por Fernanda Vieira Fernandes:

    “Mulheres podem parir qualquer coisa!”. Foi com esta chamada que, em 2017, o Coletivo As DramaturgAs anunciou a sua primeira Mesa de dramaturgia de autoria feminina em Porto Alegre. Um encontro histórico, que deu visibilidade a dramaturgas do Rio Grande do Sul, especialmente da capital gaúcha, bem como a suas trajetórias e produções. O evento mostrou a potência do coletivo, em uma reunião de treze mulheres com escritas diversas, aproximadas pela dramaturgia. Dali, entre outros frutos, se colheu uma primeira publicação, de livros individuais.

    Esta segunda publicação celebra mais uma vez o encontro. Agora em um volume único, composto por quinze textos teatrais (sim, mais duas mulheres se somaram ao grupo!) criados a partir de um mesmo tema provocador: LIBERDADE. Sonhada, cuidada, idealizada e organizada por Patrícia Silveira, a obra explora diferentes abordagens dramatúrgicas para a ideia de liberdade. O que é liberdade? Como cada uma dessas mulheres dramaturgas entende a liberdade e a transpõe para sua criação? Percorrer as páginas desta coletânea revela universos de afeto, solidão, desejos, memórias, dores, resistência, fantasias, lacunas, sufocamentos, esperanças… Vozes femininas que mostram seus olhares sobre liberdade(s). A começar pela liberdade na escrita, já que os textos têm formatos e estruturas distintas, cada um com sua poética.

    Em uma época de restrições, quando foi necessário privar-se da liberdade de ir e vir, tocar nesse tema é fundamental. No Brasil, 1 em cada 4 mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de COVID-19, sendo a maior parte delas na sua própria casa. Cerca de 50% dessas mulheres apontou que a pandemia agravou de algum modo a violência sofrida. Ou seja, nós ainda não somos (e estamos longe de ser) plenamente livres!

    O Coletivo As DramaturgAs, com essa publicação e com sua articulação, inspira outras mulheres. Inspira aquelas que ainda não escrevem textos teatrais a se aventurarem nas palavras. Inspira aquelas que já escrevem a se afirmarem dramaturgas, valorizando a sua escrita. Precisamos tomar espaços e preencher as páginas com nomes de mulheres, o que por muito tempo nos negaram. É por isso que faço questão de nomear aqui cada uma das autoras do livro: Carina Corá, Dedé Ribeiro, Dedy Ricardo, Elisa Lucas, Fernanda Moreno, Jéssica Barbosa, Jéssica Lusia, Lourdes Kauffmann, Natasha Centenaro, Patrícia Silveira, Patsy Cecato, Silvana Rodrigues, Stella Bento, Virgínia Schabbach e Viviane Juguero.

    Vida longa às mulheres artistas dramaturgas!

    Vida longa aos encontros delAs e dAs que virão depois!”

    Link para saber mais: https://www.conchaeditora.com.br/livros/Liberdade-p512996519

    Leitores e leitoras: Fernanda Vieira Fernandes, Cândida Canielas, Kelvin Marum Machado, Mario Celso, Milena Vaz e Nicole Gonzales.

    Arte: Mario Celso.

    Coordenação e produção: Fernanda Vieira Fernandes.

  • Oficina de leitura dramática – 1ª edição presencial

     

    Oficina de leitura dramática – 1ª edição presencial
    Atividade exclusiva a estudantes da UFPel, com certificação de 6h (para certificação, é necessária a presença nos três encontros).
    Objetivo da oficina: propiciar, através de exercícios práticos, experiências introdutórias de leitura dramática de textos teatrais.
    Vagas: 15 (o preenchimento das vagas será por ordem de recebimento dos formulários).
    Data: 24, 26 e 27/10/2022
    Horário: 19h às 21h
    Local: Sala 101 do Bloco 2 do Centro de Artes UFPel
    Não é necessária qualquer experiência prévia em teatro ou leitura dramática.
    Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para a realização de exercícios corporais.
    – Inscrições de 17 a 21/10
    – Divulgação de selecionades: 22/10
    – Confirmação de inscrição por e-mail até o dia 23/10 (caso não confirme sua participação, poderá perder a vaga na oficina)
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes
  • BY HEART, de Tiago Rodrigues

    BY HEART, de Tiago Rodrigues

    Leitura dramática

    Data: 14/10/2022 (sexta-feira)

    Horário: 19h

    Local: Sala Preta – Centro de Artes UFPel (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2)

     

    O projeto Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, retoma suas sessões presenciais de leitura dramática com o texto teatral By heart, do artista português Tiago Rodrigues. A leitura ocorrerá na sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022, a partir das 19h, na Sala Preta do Centro de Artes (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2).

    Tiago Rodrigues é ator, encenador, dramaturgo e produtor teatral. Nasceu em Lisboa (Portugal) e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. Após colaborar com o coletivo belga STAN, fundou com Magda Bizarro a companhia Mundo Perfeito em 2003, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de vinte países. Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de televisão, artigos, poemas e ensaios. Em 2018, recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, e, no ano seguinte, recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa. Foi diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e, recentemente, foi nomeado diretor do Festival d’Avignon, na França.

    By heart surgiu da relação do dramaturgo com a sua avó, cozinheira e leitora assídua, que tinha por hábito decorar trechos de livros. A obra teatral trata do vínculo entre a literatura e a memória, em especial no seu aspecto afetivo. Tiago Rodrigues trabalha a memorização de versos enquanto fala de sua avó quase cega, de personagens literários, escritores e críticos (como William Shakespeare, Boris Pasnernak, Ray Bradbury e George Steiner), além de um programa de TV holandês chamado Beleza e Consolação.

    A leitura será realizada por: Cândida Canielas, Fernanda Vieira Fernandes, Gabryel Pioner, Kelvin Machado, Mario Celso e Milena Vaz. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

    (Arte: Mario Celso).

  • “Fedegunda”, de Karen Acioly

     

    Vem aí a nossa última leitura dramática virtual de 2021!
     
    “Fedegunda”, de Karen Acioly
    Texto teatral para o público infanto-juvenil
     
    Data: 06/11 (sábado)
    Horário: 17h
    Link: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel
     
    Sinopse: Fedegunda é uma garota doce, suave e generosa. Um dia ela descobre que seu coração voou e ela não sabe onde encontrá-lo. Esse é ponto de partida da grande jornada da menina em busca do autoconhecimento e da superação dos desafios impostos pela procura de si mesma: seus medos, seus amores, suas dores, seus desejos e a cura de seu coração despedaçado. Na obra, a escritora traz um cenário de fantasia, sonho e reflexão. Quem é Fedegunda e onde está seu coração? Essa é a linha condutora da história, que começa com uma garota sonhadora que se transforma a cada cena.
     
    Sobre a autora: Karen Acioly é uma inventora de histórias para livros, peças teatrais e filmes. Nasceu no Rio de Janeiro, onde fez teatro desde muito pequena. Estudou belas artes e letras, mas se formou em comunicação e pós-graduou-se em metodologia
    do ensino superior. Escreveu mais de 30 peças de teatro e tem publicados diversos livros infantis. Acioly já recebeu diversas premiações especializadas na área, como os prêmios Maria Clara Machado, Sharp, Coca-Cola, Zilka Salaberry, entre outros. Sua peça “Tuhu, o menino Villa-Lobos” ganhou o Prêmio de Melhor Livro de Teatro pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). “Fedegunda” recebeu, em 2016, o Selo Altamente Recomendável da FNILJ (Prêmio 2016 – Produção 2015) e foi também selecionada para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário 2020.
  • Está no ar a 5ª Edição de Tecitura: encontro de vozes que leem dramaturgia

    Tecitura é uma ação desenvolvida pelos projetos Leituras Compartilhadas (Extensão) e Leituras do drama contemporâneo (Pesquisa), da Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de um exercício de leitura dramática realizado por pessoas da comunidade universitária e externa.

    O texto escolhido para leitura nesta 5ª edição foi “A casa da maga”, de Diego Molina.

    Link para assistir: https://youtu.be/gRM18XPXg8Q

    FICHA TÉCNICA: Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes

    Bolsistas: Brenda Seneme, João Vitor e Milena Vaz

    Edição e Arte: Mario Celso

    Texto: “A casa da maga”, de Diego Molina

    Leitoras: Fernanda Abegg (Sonia), Milena Vaz (rubricas) e Rafaela Bevilaqua (Raul).

    Realização: setembro/2021.

     

     

  • Vem aí a 5ª edição do Tecitura

         Entre os dias 27 e 29 de setembro o projeto de extensão Leituras compartilhadas: práticas de leitura e escuta de dramaturgias, da Universidade Federal de Pelotas, realizará a 5ª edição de Tecitura: encontro de vozes que leem dramaturgia. A proposta, voltada à comunidade acadêmica e externa, tem como objetivo criar espaços de leitura, escuta e reflexão sobre a dramaturgia, além de proporcionar que mais pessoas tenham acesso a textos dramáticos e a sua experiência de leitura compartilhada. Para isso, os colaboradores do projeto se reunirão com as pessoas inscritas de forma remota e prepararão juntos um exercício de leitura dramática. O texto será escolhido de acordo com o número total de pessoas inscritas – o número máximo de vagas é 7.

         Os encontros ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de setembro (segunda, terça e quarta-feira), das 9h30 às 11h30, através de plataforma virtual. Nos dois primeiros dias ocorrerão ensaios preparatórios. Já no último, a sessão será gravada com leitura completa do texto, disponibilizada posteriormente para o público através do canal do Youtube do projeto (link abaixo). É indispensável a participação nos três encontros. A coordenação do trabalho é da Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes, do Centro de Artes.

         As inscrições já estão abertas, através de formulário eletrônico (link abaixo) disponível até o dia 25 de setembro (sábado), e a seleção será por ordem de recebimento. Não é necessária nenhuma experiência com teatro ou leitura dramática. O/A participante deverá ter 18 anos completos. Os selecionados serão contatados por email e precisarão confirmar sua inscrição para garantir a vaga.

     

    Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/dnXifWMu8RAiUW6EA

    Email de contato: leiturascompartilhadas.ufpel@gmail.com

    Link do canal Youtube: https://www.youtube.com/leiturasdodramacontemporaneoufpel

  • Conversa Dramática – Trilogia Sul Invertido

    Nossa próxima Conversa Dramática será super especial!

    Vamos conversar com Ingrid Duarte, Thalles Echeverry e Mario Celso, artistas criadores dos textos teatrais da Trilogia Sul Invertido, lançada recentemente.

    Data: 21/08/2021 (sábado)
    Horário: 19h
    Link para assistir: https://youtu.be/-KlUiosB0Ck
    Link para baixar os textos e saber mais sobre a Trilogia Sul Invertido: https://trilogiasulinverti.wixsite.com/textosteatrais
    Sobre o projeto: A coletânea é fruto do projeto elaborado e proposto por Mario Celso, e realizado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. O projeto teve como objeto um laboratório de criação de três textos teatrais inéditos, realizados por três jovens dramaturgos, todos moradores da região sul do Estado. A criação de cada dramaturgo teve como inspiração as histórias, culturas e especificidades dessa localidade. Cada artista teve a liberdade de optar onde e como esse tema apareceria em sua escrita. A ideia era que esse aspecto estivesse ou nas personagens, ou nas histórias, nos contextos, nos cenários, por meio de fatos históricos, lembranças, enfim, houve um grande leque de possibilidades para que as histórias, culturas e especificidades da região emergissem nas obras.
    Sobre os/a artista(s):
    Ingrid Duarte: Mulher negra lésbica, atriz, diretora, dramaturga, arte-educadora, poeta, contadora de histórias e palhaça. Formada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é ativista do movimento feminista preto, atriz, encenadora, dramaturga e produtora da Companhia Teatral Filhas de Tereza. Autora de “Dengô: O encontro de Aysha e Gazânia”.
    Mario Celso: Ator, dramaturgo, dançarino e artista circense com especialidade em malabarismo e clown. Professor de teatro licenciado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de “Quadrado de três pontas”.
    Thalles Echeverry: Ator, diretor e dramaturgo. Professor de teatro formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduando em Artes na mesma instituição. Em 2013 fundou, junto de outros artistas, a VOCÊ SABE QUEM Cia de teatro, em que atua desde então como diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro. Autor de “Entranhas: aqui ao menos estamos sós”.