Início do conteúdo
    Notícias
  • Leitura dramática “O debate”, de Guel Arraes e Jorge Furtado

     

    “O debate”, de Guel Arraes e Jorge Furtado (leitura dramática)
    Data: 09/03/2024 (sábado)
    Horário: 19h
    Local: Núcleo de Teatro UFPel (Rua Alberto Rosa, nº 580)
    Entrada franca
    Duração: 60min
    Leitores/as: Cândida Canielas, Fernanda Vieira Fernandes, Gabryel Pioner e Nicole Gonzales
    Apoio, arte e iluminação: Mario Celso
    Sobre o texto: “O debate” (2021) é, nas palavras dos próprios autores, uma peça “escrita na urgência dos acontecimentos políticos do Brasil no ano de 2021”. O tempo é um futuro próximo: outubro de 2022, quando ainda perduram as ameaças da pandemia, mais exatamente no dia do último debate do segundo turno das eleições presidenciais disputadas entre o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ainda presidente Jair Messias Bolsonaro. O cenário é o terraço do prédio de uma estação de TV, onde os jornalistas Marcos, editor do telejornal da noite, e Paula, apresentadora do mesmo noticiário, se encontram em pausas para cafés, cigarros e conversas sobre o próprio debate, as eleições, posições políticas, paixões e ideias, e suas – também nossas – vidas. No decorrer dos encontros, eles irão lidar com o conflito de fazer jornalismo em tempos de manipulação da informação, diante da (im)possibilidade de isenção da imprensa, da importância da tolerância e do respeito à democracia. Um debate sobre paixões privadas e ideias públicas.
    Sobre os autores:
    Guel Arraes nasceu no Recife em 1953. Atua como diretor, autor e produtor transitando por televisão, cinema e teatro. Valendo-se de múltiplas linguagens, sua pesquisa questiona constantemente o ato de narrar. Na tevê participou da criação de programas icônicos como “Armação ilimitada”, “TV Pirata”, “Programa legal”, “Comédia da vida privada”, “A grande família”, entre outros. Em 1996 fez sua estreia no teatro dirigindo com João Falcão uma montagem de “O burguês ridículo”, de Molière. Em 1999, juntamente com João e Adriana Falcão, adaptou e dirigiu a microssérie “O auto da compadecida”, inspirada na peça de Ariano Suassuna. Foi coordenador do Núcleo Guel Arraes na Rede Globo até 2019.
    Jorge Furtado nasceu em Porto Alegre em 1959. É diretor e roteirista de cinema e televisão, de filmes como “O dia em que Dorival encarou a guarda”, “Ilha das Flores”, “Houve uma vez dois verões”, “O homem que copiava”, “Saneamento básico (o filme)”, e séries como “Agosto”, “Memorial de Maria Moura”, “Comédia da vida privada”, “A invenção do Brasil”, “Decamerão”, “Doce de mãe”, “Mister Brau” e “Sob pressão”. É autor dos livros “Trabalhos de amor perdidos” (romance), “Meu tio matou um cara” (contos), “Pedro Malazarte e a arara gigante” (peça infantil). É criador e um dos sócios da Casa de Cinema de Porto Alegre. Seu mais recente trabalho, também com Guel Arraes, é a adaptação para o cinema de “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.
                                       
                   
    Fotos: Mario Celso
  • Oficina de introdução à leitura dramática – CLC UFPel

    Público-alvo: estudantes e servidores do CLC da UFPel
    Quando: 06 e 08/11/2023 (segunda e quarta-feira)
    Horário: 19h30-21h30
    Local: Sala do CLC (a confirmar)
    Vagas: 15 (as vagas serão reservadas por ordem de inscrição)
    Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7M49h4LNvImmcLpxB3d1lamHYbyppWUqjUBwMTFtDZEav_A/viewform?usp=pp_url
    Inscrições até o dia 03/11/2023. As inscrições dos participantes serão confirmadas pelas organizadoras por e-mail.
    Atividade com certificação de horas.
    Não é necessária qualquer experiência em leitura dramática.

  • Leituras no I UNIFICA Centro de Artes UFPel

    Participação do projeto Leituras do drama contemporâneo no I UNIFICA Centro de Artes UFPel, realizado nos dia 22 e 23 de agosto de 2023:

    Apresentação do trabalho: “A prática da leitura dramática na educação básica e na formação acadêmica: reflexões iniciais a partir da experiência no Leituras do Drama Contemporâneo”, – Bolsistas de iniciação científica Cândida Canielas (PBPI-AF UFPEL) e Nicole Gonzales (PROBIC FAPERGS); Orientação Profa. Fernanda Vieira Fernandes.

     

    Leitura dramática No antes, naquele dia e agora – Invisívelde Virgínia Schabbach (Coletivo As DramaturgAs)

     

  • Podcast Falando em drama (Ep. 17): Virgínia Schabbach, por Cândida Canielas

    Amanhã, quinta-feira, 27/04/2023, às 16h na Sala Preta do CA UFPel, faremos a leitura dramática do texto “No antes, naquele dia e agora – Invisível”, de Virgínia Schabbach, publicado no livro “Liberdade”, do Coletivo As DramaturgAs.

    Logo após a leitura, teremos bate-papo com a organizadora do livro, Patrícia Silveira, falando sobre a obra, o coletivo e a dramaturgia escrita por mulheres.

    Te convidamos, portanto, a conhecer um pouco mais sobre a dramaturga Virgínia (Vika) Schabbach

    Link para ouvir: https://open.spotify.com/episode/4ZloRZOjeIyUnXwWQNA1Zp?si=VAIzxzBgQvO_1a4MG_JnZQ

    Falando em drama – Ep. 17
    Virginia Schabbach, por Cândida Canielas

    Edição: Cândida Canielas e Milena Vaz
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Fernanda Vieira Fernandes

  • Podcast Falando em drama (Ep. 16): Coletivo As DramaturgAs, por Milena Vaz

    Nosso podcast Falando em drama está de volta!

    Na próxima quinta-feira, 27/04/2023, às 16h na Sala Preta do CA UFPel, faremos a leitura dramática do texto “No antes, naquele dia e agora – Invisível”, de Virgínia Schabbach, publicado no livro “Liberdade”, do Coletivo As DramaturgAs.

    Logo após a leitura, teremos bate-papo com a organizadora do livro, Patrícia Silveira, falando sobre a obra, o coletivo e a dramaturgia escrita por mulheres.

    Para esquentar as baterias, lançamos esse episódio para que vocês conheçam um pouquinho sobre As DramaturgAs.

    Link para ouvir: https://open.spotify.com/episode/5oi2daBSVnIph49Iog0ufO?si=4CXj6CEeT0yb2kGror6uKw

    Falando em drama – Ep. 16
    Coletivo As DramaturgAs, por Milena Vaz

    Edição: Cândida Canielas e Milena Vaz
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Fernanda Vieira Fernandes

  • Leitura dramática e bate-papo

    No antes, naquele dia e agora – Invisível,

    de Virgínia Schabbach (leitura dramática)

    Bate-papo com Patrícia Silveira sobre o Coletivo As DramaturgAs e o livro Liberdade

    Data: 27/04/2023 (quinta-feira)

    Horário: 16h

    Local:  Sala Preta – Centro de Artes UFPel

    Entrada franca

     

    O projeto Leituras do drama contemporâneo abre sua temporada 2023 com uma atividade super especial!

    Na próxima quinta-feira, dia 27/04/2023, a partir das 16h, na Sala Preta do Centro de Artes, será realizada a leitura dramática do texto No antes, naquele dia e agora – Invisível, de Virgínia Schabbach. O texto compõe a coletânea Liberdade, publicada pelo Coletivo As DramaturgAs no final de 2022, sob a organização de Patrícia Silveira. E, justamente para falar sobre o livro, o coletivo e dramaturgia escrita por mulheres, Patrícia Silveira estará conosco logo após a leitura.

    Liberdade (Org. Patrícia Silveira – Concha Editora, 2022)

    Sobre o livro, por Fernanda Vieira Fernandes:

    “Mulheres podem parir qualquer coisa!”. Foi com esta chamada que, em 2017, o Coletivo As DramaturgAs anunciou a sua primeira Mesa de dramaturgia de autoria feminina em Porto Alegre. Um encontro histórico, que deu visibilidade a dramaturgas do Rio Grande do Sul, especialmente da capital gaúcha, bem como a suas trajetórias e produções. O evento mostrou a potência do coletivo, em uma reunião de treze mulheres com escritas diversas, aproximadas pela dramaturgia. Dali, entre outros frutos, se colheu uma primeira publicação, de livros individuais.

    Esta segunda publicação celebra mais uma vez o encontro. Agora em um volume único, composto por quinze textos teatrais (sim, mais duas mulheres se somaram ao grupo!) criados a partir de um mesmo tema provocador: LIBERDADE. Sonhada, cuidada, idealizada e organizada por Patrícia Silveira, a obra explora diferentes abordagens dramatúrgicas para a ideia de liberdade. O que é liberdade? Como cada uma dessas mulheres dramaturgas entende a liberdade e a transpõe para sua criação? Percorrer as páginas desta coletânea revela universos de afeto, solidão, desejos, memórias, dores, resistência, fantasias, lacunas, sufocamentos, esperanças… Vozes femininas que mostram seus olhares sobre liberdade(s). A começar pela liberdade na escrita, já que os textos têm formatos e estruturas distintas, cada um com sua poética.

    Em uma época de restrições, quando foi necessário privar-se da liberdade de ir e vir, tocar nesse tema é fundamental. No Brasil, 1 em cada 4 mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão durante a pandemia de COVID-19, sendo a maior parte delas na sua própria casa. Cerca de 50% dessas mulheres apontou que a pandemia agravou de algum modo a violência sofrida. Ou seja, nós ainda não somos (e estamos longe de ser) plenamente livres!

    O Coletivo As DramaturgAs, com essa publicação e com sua articulação, inspira outras mulheres. Inspira aquelas que ainda não escrevem textos teatrais a se aventurarem nas palavras. Inspira aquelas que já escrevem a se afirmarem dramaturgas, valorizando a sua escrita. Precisamos tomar espaços e preencher as páginas com nomes de mulheres, o que por muito tempo nos negaram. É por isso que faço questão de nomear aqui cada uma das autoras do livro: Carina Corá, Dedé Ribeiro, Dedy Ricardo, Elisa Lucas, Fernanda Moreno, Jéssica Barbosa, Jéssica Lusia, Lourdes Kauffmann, Natasha Centenaro, Patrícia Silveira, Patsy Cecato, Silvana Rodrigues, Stella Bento, Virgínia Schabbach e Viviane Juguero.

    Vida longa às mulheres artistas dramaturgas!

    Vida longa aos encontros delAs e dAs que virão depois!”

    Link para saber mais: https://www.conchaeditora.com.br/livros/Liberdade-p512996519

    Leitores e leitoras: Fernanda Vieira Fernandes, Cândida Canielas, Kelvin Marum Machado, Mario Celso, Milena Vaz e Nicole Gonzales.

    Arte: Mario Celso.

    Coordenação e produção: Fernanda Vieira Fernandes.

  • Oficina de leitura dramática – 1ª edição presencial

     

    Oficina de leitura dramática – 1ª edição presencial
    Atividade exclusiva a estudantes da UFPel, com certificação de 6h (para certificação, é necessária a presença nos três encontros).
    Objetivo da oficina: propiciar, através de exercícios práticos, experiências introdutórias de leitura dramática de textos teatrais.
    Vagas: 15 (o preenchimento das vagas será por ordem de recebimento dos formulários).
    Data: 24, 26 e 27/10/2022
    Horário: 19h às 21h
    Local: Sala 101 do Bloco 2 do Centro de Artes UFPel
    Não é necessária qualquer experiência prévia em teatro ou leitura dramática.
    Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para a realização de exercícios corporais.
    – Inscrições de 17 a 21/10
    – Divulgação de selecionades: 22/10
    – Confirmação de inscrição por e-mail até o dia 23/10 (caso não confirme sua participação, poderá perder a vaga na oficina)
    Arte: Mario Celso
    Coordenação: Profa. Dra. Fernanda Vieira Fernandes
  • BY HEART, de Tiago Rodrigues

    BY HEART, de Tiago Rodrigues

    Leitura dramática

    Data: 14/10/2022 (sexta-feira)

    Horário: 19h

    Local: Sala Preta – Centro de Artes UFPel (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2)

     

    O projeto Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, retoma suas sessões presenciais de leitura dramática com o texto teatral By heart, do artista português Tiago Rodrigues. A leitura ocorrerá na sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022, a partir das 19h, na Sala Preta do Centro de Artes (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2).

    Tiago Rodrigues é ator, encenador, dramaturgo e produtor teatral. Nasceu em Lisboa (Portugal) e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. Após colaborar com o coletivo belga STAN, fundou com Magda Bizarro a companhia Mundo Perfeito em 2003, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de vinte países. Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de televisão, artigos, poemas e ensaios. Em 2018, recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, e, no ano seguinte, recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa. Foi diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e, recentemente, foi nomeado diretor do Festival d’Avignon, na França.

    By heart surgiu da relação do dramaturgo com a sua avó, cozinheira e leitora assídua, que tinha por hábito decorar trechos de livros. A obra teatral trata do vínculo entre a literatura e a memória, em especial no seu aspecto afetivo. Tiago Rodrigues trabalha a memorização de versos enquanto fala de sua avó quase cega, de personagens literários, escritores e críticos (como William Shakespeare, Boris Pasnernak, Ray Bradbury e George Steiner), além de um programa de TV holandês chamado Beleza e Consolação.

    A leitura será realizada por: Cândida Canielas, Fernanda Vieira Fernandes, Gabryel Pioner, Kelvin Machado, Mario Celso e Milena Vaz. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

    (Arte: Mario Celso).