BY HEART, de Tiago Rodrigues

Leitura dramática

Data: 14/10/2022 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Sala Preta – Centro de Artes UFPel (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2)

O projeto Leituras do drama contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas, retoma suas sessões presenciais de leitura dramática com o texto teatral By heart, do artista português Tiago Rodrigues. A leitura ocorrerá na sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022, a partir das 19h, na Sala Preta do Centro de Artes (acesso pela Rua Álvaro Chaves, nº 65, Bloco 2).

Tiago Rodrigues é ator, encenador, dramaturgo e produtor teatral. Nasceu em Lisboa (Portugal) e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. Após colaborar com o coletivo belga STAN, fundou com Magda Bizarro a companhia Mundo Perfeito em 2003, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de vinte países. Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de televisão, artigos, poemas e ensaios. Em 2018, recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, e, no ano seguinte, recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa. Foi diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e, recentemente, foi nomeado diretor do Festival d’Avignon, na França.

By heart surgiu da relação do dramaturgo com a sua avó, cozinheira e leitora assídua, que tinha por hábito decorar trechos de livros. A obra teatral trata do vínculo entre a literatura e a memória, em especial no seu aspecto afetivo. Tiago Rodrigues trabalha a memorização de versos enquanto fala de sua avó quase cega, de personagens literários, escritores e críticos (como William Shakespeare, Boris Pasnernak, Ray Bradbury e George Steiner), além de um programa de TV holandês chamado Beleza e Consolação.

A leitura será realizada por: Cândida Canielas, Fernanda Vieira Fernandes, Gabryel Pioner, Kelvin Machado, Mario Celso e Milena Vaz. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

(Arte: Mario Celso).

Publicado em 05/10/2022, na categoria Notícias.