Conversa Dramática – Trilogia Sul Invertido

Nossa próxima Conversa Dramática será super especial!

Vamos conversar com Ingrid Duarte, Thalles Echeverry e Mario Celso, artistas criadores dos textos teatrais da Trilogia Sul Invertido, lançada recentemente.

Data: 21/08/2021 (sábado)
Link para assistir: https://youtu.be/-KlUiosB0Ck
Link para baixar os textos e saber mais sobre a Trilogia Sul Invertido: https://trilogiasulinverti.wixsite.com/textosteatrais
Sobre o projeto: A coletânea é fruto do projeto elaborado e proposto por Mario Celso, e realizado através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. O projeto teve como objeto um laboratório de criação de três textos teatrais inéditos, realizados por três jovens dramaturgos, todos moradores da região sul do Estado. A criação de cada dramaturgo teve como inspiração as histórias, culturas e especificidades dessa localidade. Cada artista teve a liberdade de optar onde e como esse tema apareceria em sua escrita. A ideia era que esse aspecto estivesse ou nas personagens, ou nas histórias, nos contextos, nos cenários, por meio de fatos históricos, lembranças, enfim, houve um grande leque de possibilidades para que as histórias, culturas e especificidades da região emergissem nas obras.
Sobre os/a artista(s):
Ingrid Duarte: Mulher negra lésbica, atriz, diretora, dramaturga, arte-educadora, poeta, contadora de histórias e palhaça. Formada em Teatro-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente, é ativista do movimento feminista preto, atriz, encenadora, dramaturga e produtora da Companhia Teatral Filhas de Tereza. Autora de “Dengô: O encontro de Aysha e Gazânia”.
Mario Celso: Ator, dramaturgo, dançarino e artista circense com especialidade em malabarismo e clown. Professor de teatro licenciado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de “Quadrado de três pontas”.
Thalles Echeverry: Ator, diretor e dramaturgo. Professor de teatro formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pós-graduando em Artes na mesma instituição. Em 2013 fundou, junto de outros artistas, a VOCÊ SABE QUEM Cia de teatro, em que atua desde então como diretor, ator, dramaturgo e professor de teatro. Autor de “Entranhas: aqui ao menos estamos sós”.
Publicado em 18/08/2021, na categoria Notícias.