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Justificativa

A principal justificativa para o desenvolvimento deste projeto repousa sobre as dificuldades de progresso dos estudantes na área de matemática. Alguns desafios apontados em diversas pesquisas e que certamente perpassam o cotidiano de inúmeros estudantes ingressantes em cursos superiores, especialmente na área de exatas e engenharias, podem ser listados: 1) dificuldade em matemática acumulada nos níveis educacionais anteriores; 2) dificuldades intrínsecas relacionadas à aprendizagem dos novos conteúdos a serem estudados (especialmente em disciplinas de cálculo, aritmética, álgebra e geometria); 3) dificuldades de adaptação às exigências de estudo e desempenho impostas pela academia; 4) e o frágil repertório de estratégias de aprendizagem para estudar e aprender matemática. Este cenário se torna ainda mais complexo quando se trata de cursos de licenciatura nas chamadas “áreas duras” (como matemática, física e química, por exemplo) pois o baixo interesse atual dos jovens pela profissão docente agrega-se aos itens listados acima.

Neste contexto, diversas pesquisas destacam a importância de realizar intervenções sistemáticas e permanentes orientadas ao “aprender a aprender”. Por fim, sublinhamos este projeto justifica-se, em particular, por representar mais uma forma de agregar elementos importantes à formação dos estudantes de graduação da UFPel, especialmente em cursos de licenciatura. Acredita-se que, no campo da formação de professores, as atividades desenvolvidas pelo LEIAA poderão integrar-se às demais atividades já desenvolvidas pelos cursos de licenciatura da UFPel e possibilitar, assim, maior embasamento teórico e prático para o efetivo exercício da docência. Nesta perspectiva, entende-se que o tema da autorregulação da aprendizagem, considerado um marco na psicologia educacional, tem muito a contribuir com a formação dos estudantes participantes.