Participação do LACEG na 11ª SIIEPE- UFPel!

Na semana do dia 20 de outubro de 2025, os integrantes do LACEG estiveram participando da 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), da Universidade Federal de Pelotas-UFPel!
Na oportunidade, os professores, alunos da graduação e da pós-graduação estiveram envolvidos nas apresentações de trabalhos, equipe de apoio e como debatedores das salas de apresentações.


Continue lendo

PET Engenharia Hídrica participa de aula de Recursos Didáticos do curso de Licenciatura em Geografia-UFPel

Na noite do dia 06 de outubro, a turma de Metodologia e Prática VI: Recursos Didáticos (8º semestre) foi contemplada com a Exposição de Recursos Didáticos recicláveis e de solos do PET Engenharia Hídrica da UFPel! A exposição e apresentação dos recursos elaborados ocorreu na sala 101 do ICH Campus 2 da UFPel, no período noturno e contou com a participação do professor Dr. Luis Suzuki e da equipe do PET, com mediação da professora regente da turma, profa. Dra. Rosangela Spironello. Continue lendo

Integrantes do LACEG participam do XIX Seminário de Estudos Urbanos e Regionais-SEUR!

Nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro, os integrantes do LACEG estiveram marcando presença no XIX SEUR, organizado pelo Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais- LEUR/UFPel! Nessa edição, o evento teve como pauta central uma temática urgente e atual: Geografia da Fome: Paisagens Alimentares, Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional. O evento contou com a participação de palestrantes e painelistas renomados do campo da Geografia da Fome, com palestras, apresentações de trabalhos e demais atividades que demostraram a importância e necessidade de discussão dessa temática, sobretudo frente as mudanças climáticas e a crescente preocupação com a segurança e soberania alimentar. Continue lendo

LACEG estará na XI SIIEPE!

Nos dias 20 à 24 de outubro de 2025 acontecerá a 11ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), da Universidade Federal de Pelotas-UFPel. A temática central para o evento é “UFPel Afirmativa”, buscando afirmar os compromissos da universidade com as problemáticas sociais e ambientais.

Os integrantes do LACEG estarão participando da SIIEPE por meio da apresentação de resumos expandidos por bolsistas e voluntários, produzidos a partir de pesquisas e estudos conduzidos no Laboratório, relatos de experiências e de atividades de extensão. Ainda, o Laboratório estará presente na quinta-feira a tarde (23/10), na Rua da Ciência, espaço dedicado à mostra das produções realizadas nos Programas de Pós-Graduação! Continue lendo

LEGA agora é LACEG!

O Laboratório está de cara nova!

Após uma década de estudos e pesquisas no campo da educação geográfica e ambiental, sentiu-se a necessidade de estreitar os diálogos com a cartografia, bem como de suas diferentes aplicabilidades voltadas ao ensino de Geografia.

É nesse contexto que o Laboratório de Cartografia e Educação Geográfica-LACEG surge como um espaço de diálogos, estudos e pesquisas frente as temáticas do Ensino de Geografia, Formação de Professores, Cartografia(s), Educação de Jovens e Adultos e Educação Geográfica!

Continue lendo

Carregar mais