Curso de Formação de Professores SME-Pelotas: Mudanças Climáticas em foco

Nos meses de maio, junho e jullho, integrantes do LEGA/LACEG estiveram participando do Curso de Formação de Professores da rede Municipal de Educação de Pelotas-RS, com a temática das mudanças climáticas. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pelotas-RS em parceria com o LEGA/LACEG, compreendendo uma ação do projeto “As Temáticas Físico-Naturais no Ensino de Geografia: reflexões sobre pesquisa, ensino e extensão nas escolas públicas de Pelotas/RS”,  coordenado pelo professor Dr. Maurício Rizzatti.

Sobre o projeto
As Temáticas Físico-Naturais no Ensino de Geografia: reflexões sobre pesquisa, ensino e extensão nas escolas públicas de Pelotas/RS é um projeto que articula ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo principal é contribuir para o fortalecimento do ensino de Geografia nas escolas públicas da rede municipal, a partir de reflexões e práticas sobre temáticas físico-naturais, como clima, relevo, geologia e recursos naturais. O projeto contempla diversas ações, com destaque para a formação continuada de professores e a inserção direta em espaços escolares, buscando aproximar os conhecimentos acadêmicos das realidades educacionais locais.

Sobre o Curso de Formação
Por meio das demandas trazidas pelos professores da rede municipal, foi realizada uma formação sobre a temática das mudanças climáticas. O curso foi organizado em dois momentos complementares: teórico e prático.

No momento teórico, os participantes foram introduzidos aos fundamentos científicos das mudanças climáticas, diferenciando suas causas naturais e antrópicas, e discutindo seus impactos sociais, econômicos e ambientais. A atividade teve início com a construção de uma nuvem de palavras, a partir do repertório prévio dos professores, permitindo que as discussões fossem conduzidas de forma dialógica e contextualizada. A etapa foi finalizada com uma dinâmica de encerramento por meio de um quiz para sistematização e compartilhamento de aprendizagens.

Já momento prático da formação focou na apresentação de materiais e recursos pedagógicos — digitais e analógicos — para o ensino das mudanças climáticas. Entre os recursos estavam aplicativos, softwares, vídeos, mapas, jogos e plataformas digitais. O objetivo foi inspirar os professores a adaptar essas ferramentas ao cotidiano escolar, valorizando a criatividade, a interdisciplinaridade e a realidade dos estudantes como ponto de partida para a educação ambiental.

Essa ação inaugural exemplifica o compromisso do projeto com a valorização da escola pública, com o fortalecimento da formação docente e com o papel social da universidade na construção de uma educação geográfica crítica e engajada.

Os materiais apresenados no curso estão disponíveis para download através dos links a seguir:
Apresentação teórica
Recapitulação e aplicações práticas

Confira alguns registros:
(Clique para abrir)