LEAGEF recepciona os ingressantes em Geografia 2020

Na noite do dia 10/03/2020, a equipe do LEAGEF recepcionou os ingressantes nos cursos de Geografia. Na ocasião, os ingressantes puderam conhecer alguns membros da equipe do laboratório, os projetos que são realizados, as possibilidades e participação nas atividades do laboratório, além de conhecer materiais produzidos e utilizados nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como instrumentais e fotografias de campo, mapas, maquetes, amostras de minerais e rochas, entre outros.

Ainda durante esta recepção, alunos dos cursos de Geografia puderam compartilhar com os ingressantes um pouco de suas experiências e trajetórias, ressaltando a importância da inserção em um laboratório, e tirando as possíveis dúvidas que os calouros costumam ter ao chegar na universidade.

LEAGEF participa da 5ª SIIEPE

Os alunos e professores do LEAGEF participaram ativamente da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, realizada entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019 no campus Capão do Leão.

O professor Adriano Simon atuou na coordenação da área do evento, e a professora Edvania Correa atuou como avaliadora nas salas de apresentação de trabalhos.

Os alunos do LEAGEF participaram do evento apresentando as seguintes pesquisas:

  • Análise Morfológica dos solos do alto curso do Arroio Quilombo (RS)
  • Mapeamento do Uso da Terra: ferramenta necessária para a compreensão das dinâmicas ambientais
  • Análise da energia do relevo na bacia de captação da Cachoeira Paraíso (Pelotas/RS): Subsídios para a geoconservação.
  • Proposta de uma Ficha de Avaliação das Quedas d’água com relevância Geopatrimonial no Município de Pelotas/RS
  • Dinâmica dos Usos e Coberturas da terra em áreas de elevada energia do relevo na bacia de captação da Cachoeira do Arco-Íris (Pelotas – RS)
  • Elaboração de Banco de Dados Geográfico e Integração de dados como subsídio às atividades de Geoprocessamento realizadas na porção sul do Rio Grande do Sul
  • Escassez Hidrossocial: uma nova perspectiva para compreensão da escassez hídrica no município de Arroio do Padre – RS

A seguir, algumas fotos dos alunos do LEAGEF durante as apresentações de trabalho.


 


 


 


 


 

LEAGEF participa do XXII CLACS

O LEAGEF participa do XXII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo / 2º Congresso Uruguaio de Solos / X Encontro da Sociedade Uruguaia de Ciência do Solo, realizado entre os dias 7 a 11 de outubro de 2019 em Montevidéu (Uruguai) .

Neste evento, a aluna Lisiane de Sousa Lemos apresentará o trabalho “Estimativa de tolerância de perdas do solo ocorrentes na porção leste do escudo Sul-Rio-Grandense (Brasil)”, realizado em co-autoria com Cláudia Werner Flach, Vanessa Prestes e Arlene Fehrenbach, e orientado pela Profa. Dra. Edvania Aparecida Corrêa Alves.

Publicado E-book com participação do LEAGEF

Em uma parceria entre a Le Mans Université (França) e a UERGS, foi publicado o e-book Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil.   O e-book foi organizado pela Profa. Marcia dos Santos Ramos Berreta (UERGS) e pelo Prof. François Laurent (Le Mans Université), e traz um apanhado dos trabalhos apresentados no colóquio “Mutations des Systèmes Agricoles et Territoires au Brésil“, organizado pelo Laboratório Espaces et Société (ESO), na Le Mans Université, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2018, reunindo pesquisadores do Brasil, França e Espanha.

Neste e-book, consta o trabalho “Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, Brasil: da enxurrada de 2010 à descoberta de um município em Transformação” (Cap. 10, pg. 266), de autoria de Maurício Meurer, Cláudia Werner Flach e Débora Pinto Martins, pesquisadores do LEAGEF .

Para acessar o e-book, basta visitar a página da publicação.

Professor do LEAGEF participa de trabalhos em Portugal

Nesta segunda quinzena do mês de setembro, o Prof. Adriano Simon partiu para Portugal para participar de diversas atividades acadêmicas. Como membro da comissão organizadora do III Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação, o professor atuou como moderador de mesas e debates, e fez a apresentação de trabalhos completos, desenvolvidos em parceria com seus orientados, sobre esta temática.

O evento é uma promoção da UMINHO (Guimarães), da UFSM, UFPel, UnB, UEPG e Universidade de Coimbra.

Além destas atividades, o Prof. Adriano participou ainda de trabalho de campo/curso intensivo de três dias em territórios de geoparques portugueses.

LEAGEF na Mostra de Cursos da UFPel

No último dia 18/09/2019, alunos e professores do LEAGEF participaram da Mostra de Cursos da UFPel.

Realizada na ESEF, a Mostra de Cursos apresentou para a comunidade, em especial para os estudantes do Ensino Médio, uma série de informações sobre a natureza e o funcionamento dos cursos de Graduação da UFPel.

Nesta ocasião, alunos e professores do LEAGEF estiveram presentes apresentando os cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura), e mostrando aos interessados diversos materiais ligados à Geografia, tais como mapas analógicos e digitais, fotografias aéreas, amostras de minerais, rochas e fósseis, materiais didáticos, banners com informações dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, informações sobre os laboratórios, entre outros.