LEAGEF e SQA realizam levantamento técnico sobre APPs

No dia 18 de agosto de 2025, foi realizada a primeira etapa do levantamento técnico voltado ao mapeamento de áreas de preservação permanente no município de Pelotas/RS. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), estando vinculada ao Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia (LEAGEF).

O projeto intitulado “Levantamento, cadastro e atualização das áreas verdes do perímetro urbano do município de Pelotas/RS: Subsídio ao planejamento ambiental” é coordenado pelo Prof. Dr. Roberto Antunes. Além disso, a ação também se articula à pesquisa de doutorado em andamento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), intitulada “Geomorfologia Antropogênica do Perímetro Urbano de Pelotas – RS”, desenvolvida pelo doutorando Vinícius Bartz Schwanz.

Dessa forma, a iniciativa contribui de maneira integrada tanto para o aprimoramento do planejamento ambiental quanto para a compreensão das dinâmicas ambientais que caracterizam o município de Pelotas.

Professores do LEAGEF realizam Trabalho de Campo

No último domingo, dia 10 de agosto de 2025, ocorreu o trabalho de campo da disciplina de Geologia, dos cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas. O trabalho de campo teve seu início do município de Pelotas, e seu término em Santa Maria.

O objetivo do trabalho de campo foi analisar os aspectos geológicos e geomorfológicos das principais unidades estruturais do Rio Grande do Sul, com ênfase nas relações entre litologia, estrutura e relevo, por meio da observação direta de afloramentos, paisagens e processos geológicos. O transecto e os pontos de parada realizados abrangeram parte significativa do centro-sul do Rio Grande do Sul, incluindo áreas das três das principais unidades geológicas-geomorfológicas do estado: Planície Costeira, Escudo Cristalino Sul Rio-Grandense e a Bacia Sedimentar do Paraná.

Este trabalho de campo proporcionou um momento oportuno para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, permitindo uma análise aprofundada do objeto de estudo.

O trabalho foi coordenado pelos professores  Roberto Antunes, Maurício Rizzatti, e Tainã Peres.

Projeto de Pesquisa coleta dados em São Lourenço do Sul

No dia 5 de maio de 2025, foi realizado o trabalho de campo do projeto Custos Ambientais e Econômicos da Dinâmica de Uso da Terra Vinculada às Commodities Agrícolas na Serra dos Tapes/RS: Análise a Partir dos Serviços Ecossistêmicos Prestados pelos Campos Nativos Alterados e Fragmentados. O projeto é coordenado pela Prof.ª  Dr.ª Edvania Alves, e o trabalho de campo contou com a participação de alunos da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, e alunos do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água da UFPel.

Durante o trabalho de campo, foram realizadas coletas de solo e levantamentos com o uso de drone, com o objetivo de mapear os solos e estimar a concentração de carbono no solo e na vegetação.


Nesta etapa, as coletas ocorreram no município de São Lourenço do Sul.

Serviço Geológico do Brasil realiza missão de campo no Projeto Geoparque Paisagem das Águas

Entre os dias 14 e 17 de outubro de 2024, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) conduziu uma missão de campo para reconhecimento da área do Projeto Geoparque Paisagem das Águas (PGPA). A iniciativa faz parte dos esforços para mapear e valorizar o patrimônio geológico e natural da região.

A equipe foi composta pelos geólogos Raimundo Almir da Conceição, coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial do SGB/CPRM, e Marcos Alexandre de Freitas, pesquisador em Geociências.

Durante a visita, os especialistas foram recepcionados por membros do Laboratório de Estudos em Geografia Física (LEAGEF), Professor Adriano Simon, coordenador do PGPA, e os professores Vanda Claudino-Sales e Roberto Antunes. Também participaram das atividades as professoras Laura Rudzewicz e Camile Urban, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e a professora Gracieli Trentin, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Projeto Geoparque no Ruas de Lazer – Navegantes

No dia 15 de setembro de 2024, o projeto “Geoparque Paisagem das Águas” participará de mais uma edição do evento Ruas de Lazer, que ocorrerá das 14h às 18h no Campo do Osório, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 25, no bairro Navegantes, em Pelotas.

A equipe do projeto convida toda a comunidade para um bate-papo sobre temas como geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação, geoturismo e o geoparque Paisagem das Águas. Além disso, estarão disponíveis jogos pedagógicos e materiais interativos que aproximam a ciência da população, proporcionando um momento de aprendizado e diversão para todas as idades.

“Margarida Penteado” Revista de Geomorfologia aberta para contribuições

A Equipe Editorial da “Margarida Penteado” Revista de Geomorfologia informa que está aberta a contribuições para a edição de dezembro de 2024.

  • Artigos podem ser enviados até o dia 30 de outubro de 2024.
  • Divulgação de mapas, fotos, teses e livros podem ser enviadas até o dia 15 de novembro.

A Revista é uma publicação semestral da APROGEO – MG, e tem o apoio do PPGeo UFPel.

Maiores informações podem ser obtidas na página da revista.

LEAGEF recepciona os ingressantes em Geografia 2020

Na noite do dia 10/03/2020, a equipe do LEAGEF recepcionou os ingressantes nos cursos de Geografia. Na ocasião, os ingressantes puderam conhecer alguns membros da equipe do laboratório, os projetos que são realizados, as possibilidades e participação nas atividades do laboratório, além de conhecer materiais produzidos e utilizados nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como instrumentais e fotografias de campo, mapas, maquetes, amostras de minerais e rochas, entre outros.

Ainda durante esta recepção, alunos dos cursos de Geografia puderam compartilhar com os ingressantes um pouco de suas experiências e trajetórias, ressaltando a importância da inserção em um laboratório, e tirando as possíveis dúvidas que os calouros costumam ter ao chegar na universidade.

LEAGEF participa da 5ª SIIEPE

Os alunos e professores do LEAGEF participaram ativamente da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, realizada entre os dias 21 a 25 de outubro de 2019 no campus Capão do Leão.

O professor Adriano Simon atuou na coordenação da área do evento, e a professora Edvania Correa atuou como avaliadora nas salas de apresentação de trabalhos.

Os alunos do LEAGEF participaram do evento apresentando as seguintes pesquisas:

  • Análise Morfológica dos solos do alto curso do Arroio Quilombo (RS)
  • Mapeamento do Uso da Terra: ferramenta necessária para a compreensão das dinâmicas ambientais
  • Análise da energia do relevo na bacia de captação da Cachoeira Paraíso (Pelotas/RS): Subsídios para a geoconservação.
  • Proposta de uma Ficha de Avaliação das Quedas d’água com relevância Geopatrimonial no Município de Pelotas/RS
  • Dinâmica dos Usos e Coberturas da terra em áreas de elevada energia do relevo na bacia de captação da Cachoeira do Arco-Íris (Pelotas – RS)
  • Elaboração de Banco de Dados Geográfico e Integração de dados como subsídio às atividades de Geoprocessamento realizadas na porção sul do Rio Grande do Sul
  • Escassez Hidrossocial: uma nova perspectiva para compreensão da escassez hídrica no município de Arroio do Padre – RS

A seguir, algumas fotos dos alunos do LEAGEF durante as apresentações de trabalho.


 


 


 


 


 

LEAGEF participa do XXII CLACS

O LEAGEF participa do XXII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo / 2º Congresso Uruguaio de Solos / X Encontro da Sociedade Uruguaia de Ciência do Solo, realizado entre os dias 7 a 11 de outubro de 2019 em Montevidéu (Uruguai) .

Neste evento, a aluna Lisiane de Sousa Lemos apresentará o trabalho “Estimativa de tolerância de perdas do solo ocorrentes na porção leste do escudo Sul-Rio-Grandense (Brasil)”, realizado em co-autoria com Cláudia Werner Flach, Vanessa Prestes e Arlene Fehrenbach, e orientado pela Profa. Dra. Edvania Aparecida Corrêa Alves.

Publicado E-book com participação do LEAGEF

Em uma parceria entre a Le Mans Université (França) e a UERGS, foi publicado o e-book Mudanças nos sistemas agrícolas e territórios no Brasil.   O e-book foi organizado pela Profa. Marcia dos Santos Ramos Berreta (UERGS) e pelo Prof. François Laurent (Le Mans Université), e traz um apanhado dos trabalhos apresentados no colóquio “Mutations des Systèmes Agricoles et Territoires au Brésil“, organizado pelo Laboratório Espaces et Société (ESO), na Le Mans Université, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2018, reunindo pesquisadores do Brasil, França e Espanha.

Neste e-book, consta o trabalho “Arroio do Padre, Rio Grande do Sul, Brasil: da enxurrada de 2010 à descoberta de um município em Transformação” (Cap. 10, pg. 266), de autoria de Maurício Meurer, Cláudia Werner Flach e Débora Pinto Martins, pesquisadores do LEAGEF .

Para acessar o e-book, basta visitar a página da publicação.