Projetos de Extensão em andamento no LEAE
Ações de saneamento aplicadas a comunidades carentes e isoladas de Pelotas
Coordenador: Prof. Willian Nadaleti
O Saneamento básico é inerente ao início da evolução da sociedade, quando da formação dos grandes grupamentos humanos, onde ficou evidente ser uma necessidade primordial afastar os dejetos humanos e evitar o contato com a água potável, diminuindo assim a difusão de doenças e preservando a saúde pública. Na última década mais uma preocupação ficou em evidência, a necessidade do tratamento desses dejetos, evitando a poluição do meio ambiente, que já se encontra muito degradado pelo homem. O que se via na evolução dos grandes centros, agora é necessidade para pequenas comunidades isoladas, que da mesma forma das antigas civilizações, tem carência de tecnologias para atender a questão do saneamento e mais ainda atender a dois aspectos básicos, o baixo custo e a fácil manutenção da tecnologia implantada. Levando em conta a Agenda 21 da cidade de Pelotas, foi possível perceber que a prioridade, segundo os moradores, é a questão do saneamento. E hoje, o saneamento vai além da implantação de sistemas de abastecimento e tratamento de água, abrangendo tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos, drenagem pluvial e controle de vetores de doenças. Assim, esse projeto de extensão visa a implantação de um sistema de tratamento de esgoto adaptado, de forma individual para cada residência aliado a ações de educação ambiental.
Geotecnologias como instrumentos de políticas públicas para cidades inteligentes
Coordenadora: Profa. Diuliana Leandro
O conhecimento do uso e ocupação do solo de um município é de extrema importância para o planejamento municipal e ambiental, com o auxilio das geotecnologias pode-se ter mais segurança técnica nas tomadas de decisões referente aos processos a serem aprovados e também na elaboração de projetos para a própria gestão pública. O projeto visa promover atividades junto aos municípios para a implementação de soluções para a gestão e planejamento com o uso de geotecnologias, assim como a possibilidade de atividades de capacitação para servidores técnicos municipais, estaduais e federais.
Fortalecimento da Defesa Civil nos municípios da Região Sul
Coordenador: Prof. Maurizio Silveira Quadro Coordenadora Adjunta: Profa. Diuliana Leandro
O Programa de fortalecimento da defesa civil nos municípios da Região Sul , visa consolidar o conhecimento institucional nos municípios da região, desenvolvendo mecanismos de construção de soluções eficazes para combate a riscos e desastres ambientais. Para isto serão realizadas atividade de mapeamento da estrutura das defesas civis, capacidade de respostas á eventos e mapeamento das áreas de risco nos municípios, assim como atividades de capacitação para os técnicos ligados a defesa civil dos municípios envolvidos e órgãos competentes. O programa de Fortalecimento da Defesa Civil nos municípios da Região Sul tem como objetivo central o desenvolvimento das estruturas das defesas civis nos municípios da região sul através do diagnostico das necessidades, da identificação e mapeamento das áreas de risco e vulnerabilidade, do apoio técnico-cientifico e assessoria em emergências, melhorando assim a rede de resposta á eventos extremos.