Início do conteúdo
Estrutura

O LCCBio dispõe de uma estrutura que atende aos requisitos básicos de segurança, onde estão contemplados capela de exaustão, sistema de exaustão em coifa, capela de fluxo laminar, bem como sistema de coleta e tratamento de resíduos. Com relação aos equipamentos para preparo de amostras, o laboratório conta com duas estufas para secagem de amostras e reagentes, moinhos analíticos, sistema de piroidrólise, blocos digestores e um forno de micro-ondas que é capaz de operar com até 8 frascos de quartzo/teflon por rodada, possibilita a pressurização do sistema e também o uso de fontes auxiliares de radiação (como lâmpadas UV). Em relação aos equipamentos utilizados para determinação elementar, é possível encontrar no LCCBio um espectrofotômetro UV-vis, potenciômetros e eletrodos íon-seletivos, um cromatógrafo de íons compacto e um cromatógrafo de íons acoplado ao espectrômetro de massas. Vale destacar que este é um dos únicos equipamentos no estado do Rio Grande do Sul que possibilita a determinação de ânions de baixo peso molecular, proporcionando a realização de estudos de especiação química de diversos elementos de importância biológica e ambiental.

Ainda em fase de instalação, também encontram-se sob responsabilidade do LCCBio um espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado e um espectrômetro de absorção atômica. 

Além disso, o laboratório possui um espaço reservado para estudo dos discentes com cabines individuais e computadores com acesso à internet.