Professora Márcia Foster Mesko, coordenadora do LCCBio, é a única latino-americana a receber o “Awardees of the Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering – IUPAC 2023” (Prêmio para Mulheres Destacadas na Área de Química ou Engenharia Química – IUPAC 2023)
Professora Márcia Foster Mesko, coordenadora do LCCBio, é a única latino-americana a figurar no Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering – 2023, que será celebrado durante o Congresso Mundial de Química da IUPAC, em agosto de 2023, na Holanda.
A premiação, que ocorre desde 2011, foi criada para reconhecer e promover mundialmente o trabalho de mulheres químicas/engenheiras químicas. A cada ano o prêmio ganha mais atenção e visibilidade na comunidade global. As 12 premiadas neste ano (2023) foram selecionadas com base na excelência em pesquisa básica ou aplicada, realizações distintas no ensino ou educação, liderança demonstrada ou excelência gerencial nas ciências químicas.
A Presidente do Comitê de Ética, Diversidade, Equidade e Inclusão da IUPAC, professora Mary Garson, declarou: “Parabenizo calorosamente o grupo deste ano, as 12 premiadas, selecionadas de uma lista impressionante de mulheres químicas ou engenheiras químicas de todo o mundo. Em suas histórias individuais, cada uma das indicadas de 2023 revela uma vontade de compartilhar seus conhecimentos e experiências com outros químicos(as) e uma paixão pela ciência. Suas atividades e divulgação avançam as ciências químicas e engenharia química de diversas maneiras. Ao reconhecermos todas as indicadas e parabenizarmos as 12 premiadas, estou confiante de que suas histórias individuais inspirarão mulheres cientistas em todo o mundo e fornecerão encorajamento a todas nós para avançar a química do futuro”.
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado no dia 11 de fevereiro, celebra a conquista e promove o acesso pleno e igualitário e a participação
na ciência para mulheres e meninas. O dia marca um chamado à ação para alcançar ainda mais a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas. O ano de 2023 é também o Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável, em que a IUPAC está celebrando essas duas iniciativas globais com uma rede global de apoio. Um evento, com café da manhã (www.iupac.org/gwb/) acontecerá no dia 14 de fevereiro, terça-feira, com o tema “Quebrando Barreiras na Ciência”.
Fonte: https://iupac.org/iupac-2023-distinguished-women/
Premiadas da Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering – IUPAC 2023
Lidia Armelao, National Research Council of Italy, Italy
Annette G. Beck-Sickinger, Leipzig University, Germany
Chunying Chen, National Center for Nanoscience and Technology of China, China/Beijing
Bin Liu, National University of Singapore, Singapore
Laura McConnell, Bayer U.S., Crop Science Division, USA
Marcia Foster Mesko, Federal University of Pelotas, Brazil
Jyotirmayee Mohanty, Bhabha Atomic Research Centre, Mumbai, India
Tatjana Parac-Vogt, Katholieke Universiteit Leuven, Belgium
Gill Reid, University of Southampton, UK
Mikiko Sodeoka, RIKEN Center for Sustainable Resource Science, Japan
Nguyen T. K. Thanh University College London, UK
Marinda Wu, Dow Chemicals, USA