Café global de mulheres IUPAC 2025 teve como tema “Acelerando a equidade de gênero na Ciência: a Química e o papel de formação de novas lideranças”
O Café Global das Mulheres (GWB, do inglês “Global Women’s Breakfast”) é promovido anualmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) para promover a discussão e a reflexão, evidenciando as dificuldades, os avanços e as perspectivas científicas, sobre a atuação da mulher no desenvolvimento de ciência e tecnologia, proporcionando espaços de debate, diálogo e contato entre pesquisadoras e a comunidade acadêmica. O evento acontece em único dia, em 11 de fevereiro de cada ano, celebrando o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência da ONU, para inspirar novas gerações a seguir a carreira científica.
O GWB acontece em um modelo cooperativo, onde pesquisadoras e pesquisadores de todo o mundo podem inscrever equipes para organizar eventos locais no âmbito da iniciativa da IUPAC. Neste ano (2025), o evento ocorreu dia 11 de fevereiro e teve como tema “Acelerando a equidade de gênero na Ciência: a Química e o papel de formação de novas lideranças”. A organização do evento pela UFPel foi liderada pela Prof. Dra. Márcia Foster Mesko, coordenadora do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio), com a colaboração das pesquisadoras Prof, Dra. Ethel Antunes Wilhelm, Prof. Dra. Roselia Maria Spanevello e Prof. Dra. Adriana Castro Pinheiro, todas da Universidade Federal de Pelotas.
Na oportunidade, houve a presença das palestrantes como Prof. Dra. Christiane Wienke Raubach, atual vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel e docente desde 2016. Além disso, contamos com a presença da Prof. Dra. Bruna Adriane Fary-Hidai, que é Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade, e também atualmente é docente na mesma Universidade. O evento contou com aproximadamente 80 inscritos, entre homens e mulheres, e durante a sua execução (1h30min), foi possível debater sobre o tema do evento, onde cada palestrante abordou seus principais desafios como mulher em cargos de liderança dentro de uma instituição pública, servindo como inspiração e esclarecimento para o público presente.