Início do conteúdo

LCCBio é aprovado no Projeto Futuras Cientistas e dá início às atividades

Em janeiro de 2024, iniciou-se o projeto Futuras Cientistas, intitulado “Caminhos para a Ciência: Empoderando alunas do ensino médio na construção do conhecimento químico e no incentivo a carreira científica”. Idealizado pela Profª. Drª. Márcia Foster Mesko, o projeto foi aprovado e faz parte dos 8 planos de trabalhos contemplados na região Sul do Brasil. As atividades ocorreram no laboratório do grupo LCCBio durante todo o mês de janeiro.

O projeto contou com a presença de uma estudante do ensino médio que se inscreveu no Edital. Durante o período, a “futura cientista” desenvolveu as atividades relacionadas a qualidade físico-química da água, realizando análises de pH, cor, determinação de fluoretos por potenciometria com Eletrodo Íon-Seletivo (ISE), cloro ativo, entre outros.

Após a conclusão das atividades, a estudante realizou uma apresentação para o Comitê Científico da CETENE – Região do Sul, contando sobre suas experiências na Universidade durante o Projeto. É válido destacar a importância da integração de alunas do ensino médio de uma escola pública com a pesquisa científica, através de palestras e atividades em laboratório.

Com esse projeto espera-se que novos talentos sejam descobertos, incentivando as alunas a considerar a possibilidade de se engajarem no mundo da ciência.

Publicado em 26/04/2024, na categoria Notícias.