Discente do LCCBio se torna a 6ª doutora formada pelo grupo, após realizar a defesa de tese de doutorado com pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas (PPGQ/UFPel)

No dia 08 de abril de 2024, a discente do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas (PPGQ/UFPEL) e integrante do LCCBio, Fernanda Pitt Balbinot, defendeu a sua tese de doutorado, orientada pela Prof.ª Dr.ª Márcia Mesko. O trabalho de Fernanda, intitulado “Development of methods for halogen and sulfur determination, speciation and biovailability assessment in seafood” foi desenvolvido no período entre março de 2020 até abril de 2024. Ainda, vale destacar que parte do trabalho, desenvolvido entre abril e outubro de 2023, foi realizado durante seu período de doutorado sanduíche na Karl Franzens Universität Graz (Áustria), sob a supervisão do Prof. Dr. Jörg Feldmann, coordenador do grupo de pesquisa TESLA (Trace Element Speciation Laboratory – Laboratório de Especiação de Elementos Traço).

A banca examinadora da tese, presidida pela Prof.ª orientadora, Márcia Mesko, foi composta por renomados pesquisadores na área de química analítica, incluindo o Prof. Dr. Jörg Feldmann (UniGraz), Prof.ª Dr.ª Fabiane Goldschmidt Antes (Embrapa – Concórdia/SC), e a Prof.ª Dr.ª Letícia Malta Costa (UFMG).

O trabalho desenvolvido pela discente no LCCBio tinha o objetivo de avaliar a presença de halogênios e enxofre (determinação total) em diversas espécies de frutos do mar, bem como a quantidade desses elementos que pode ser absorvida pelo organismo humano (biodisponibilidade) e em qual forma (especiação) essa absorção pode ocorrer após a ingestão desses alimentos. Durante o seu período na Universität Graz, Fernanda avaliou a presença de espécies organofluoradas (compostos orgânicos contendo flúor), altamente persistentes no ambiente, bioacumuláveis e com elevado potencial tóxico, nos frutos do mar e na sua fração biodisponível.

Publicado em 26/04/2024, na categoria Notícias.