Feira de Ciências conta com a participação de 9 escolas do Capão do Leão/RS

Em outubro de 2023 ocorreu a Feira de Ciências do município do Capão do Leão (RS), realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Margarida Gastal, com o objetivo de incentivar o interesse dos jovens pela ciência. O evento foi organizado por meio do Projeto “Experiências, experimentos e feira ciências como ferramentas para atrair novos talentos para a química”, coordenado pela Prof.ª Marcia Foster Mesko e seu grupo de pesquisa do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A feira teve como intuito incentivar os jovens na pesquisa cientifica e auxiliando-os para uma melhor perspectiva da química do cotidiano. Com a retomada desta atividade, foi possível observar o empenho de professores no incentivo para os estudantes na pesquisa científica os ajudando na escolha dos experimentos. Vale destacar que houve premiação para os experimentos destaque, que foram gentilmente cedidos pela Secretaria da Educação, fazendo com que os estudantes se sentissem reconhecidos e motivados com a participação na feira.

As escolas participantes da Feira de Ciências e seus respectivos experimentos foram:

1. M.E.F Prefeito Elberto Madruga – Experimento: Serpente de faraó
  2. M.E.F Barão de Santo Ângelo – Experimento: Escavadeira hidráulica
  3. M.E.F Professora Margarida Gastal – Experimento: Química forense
  4. M.E.F Álvaro Berchon – Experimento: A utilização da energia eólica na     geração de energia elétrica
  5. M.E.F Barão de Arroio Grande – Experimento: Influência do pH na saúde das pessoas (ensino regular); Experimento: Ervas medicinais: senso comum versus conhecimento científico (EJA)
  6. M.E.F Carlos Luiz Rafael de Oliveira Sampaio – Experimento: Barco que não afunda
  7. M.E.F Professor Elmar da Silva Costa – Experimento: Energia Eólica
  8. M.E.F Professora Delfina Bordalo de Pinho – Experimento: Sistema solar versus universo: “canto e encanto”
  9. M.E.F Comunitária Parque Fragata – Experimento: Extrato de repolho roxo como indicador universal de pH

A feira de ciências é uma um evento que merece ter mais relevância no ensino básico por conta do conhecimento adquirido na apresentação, pesquisa e empenho em apresentar um projeto com qualidade, criatividade e relevância no nosso cotidiano. A ciência abrange tudo e é importante para os jovens. Com o número de estudantes fazendo graduação na área de ciências exatas diminuindo, é importante incentivar desde o ensino básico, para que os jovens possam ter uma melhor perspectiva da ciência.

Publicado por em 18/04/2024, na categoria Notícias.