Discente do LCCBio se torna o quinto doutor e realiza a primeira defesa de tese de doutorado em cotutela do PPGQ (UFPel)
No dia 5 de agosto de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas (PPGQ/UFPel) testemunhou um marco histórico: a primeira defesa de doutorado em cotutela com uma universidade estrangeira do programa. O evento contou com a participação virtual da orientadora estrangeira do discente, a renomada professora Dr.ª Joanna Szpunar, da Université de Pau et des Pays de L’Adour (UPPA), da França. A defesa foi conduzida em inglês e marcou o fim de um ciclo de pesquisa inovadora para o então discente de doutorado e agora Doutor, Filipe Soares Rondan.
A tese de doutorado de Filipe, intitulada “Development of Methods for Determining the Total Concentration and Species of Non-Metals in Seaweed from the Antarctic“, foi desenvolvida no período entre março de 2018 e agosto de 2022. Entre setembro de 2021 e março de 2022, o discente realizou seu doutorado sanduíche, no Instituto de Ciências Analíticas e Físico-Químicas do Ambiente e dos Materiais (IPREM) da Université de Pau et des Pays de L’Adour, na França.
Durante os primeiros meses de doutorado, o discente teve a oportunidade ímpar de realizar pessoalmente a coleta de macroalgas na Antártica, que viriam a ser seu objeto de estudo no doutorado. Filipe chegou ao continente inóspito em uma expedição do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), na qual ficou embarcando por 44 dias no Navio Polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil. A pesquisa do Dr. Rondan teve como foco o desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitassem investigar a concentração total e espécies de não-metais presentes em algas marinhas provenientes da região Antártica. Esse trabalho pioneiro contribui para o entendimento da composição química dessas macroalgas, fornecendo insights valiosos sobre a biodiversidade e as características ambientais dessa região remota e preservada.
A banca examinadora, composta por renomados especialistas, incluindo o Prof. Dr. Ricardo Erthal Santelli (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio), a Prof.ª Dr.ª Paola de Azevedo Mello (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM) e o Prof. Dr. Luiz Frederico Rodrigues (Universidade federal do Rio Grande – FURG), avaliou minuciosamente o trabalho de Rondan e reconheceu a importância de sua pesquisa para o avanço do conhecimento científico na área de Química Analítica.
A realização da primeira defesa de doutorado em cotutela no Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel é um marco importante e reflete a busca constante por excelência e inovação na pesquisa científica. Essa conquista demonstra a capacidade das instituições brasileiras de promover parcerias internacionais e expandir as fronteiras do conhecimento.
Espera-se que os resultados da pesquisa de Rondan sirvam como base para futuros estudos na área de Química Analítica e contribuam para uma melhor compreensão acerca do ambiente antártico. Além disso, essa defesa de doutorado em cotutela estabelece um precedente positivo para a colaboração científica entre o Brasil e a França, incentivando o intercâmbio de conhecimento e a formação de pesquisadores cada vez mais preparados e conectados globalmente.
Dr. Filipe com seu comitê de orientação, Profa. Dra. Priscila (esquerda) e Profa. Dra. Marcia (direita)