Professora Márcia Foster Mesko participa do Grupo de Trabalho da Farmacopeia Brasileira, vinculada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

A Prof.ª Márcia Foster Mesko, coordenadora do LCCBio, compõe o Grupo de Trabalho (GT) da Farmacopeia Brasileira, vinculada a ANVISA, com o objetivo de revisar o método geral de Metais Pesados, que passará a ser intitulado “Impurezas Elementares”. A revisão do método e a mudança do título ocorrerá para que haja harmonização ao Guia QD3 do “International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use” (Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano).

A Prof.ª Márcia é Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM. A docente tem forte atuação na área e foi Química da Farmacopeia Brasileira (ANVISA) por mais de quatro anos, desenvolvendo e avaliando monografias para o controle de qualidade de insumos farmacêuticos. Além disso, ela foi pesquisadora do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, produzindo materiais de referência certificados de fármacos (CRMs), sendo captopril e diclofenaco sódico os primeiros destes materiais produzidos na América do Sul. A decente faz parte do quadro permanente da UFPel desde 2009, e foi membro fundadora do Bacharelado em Farmácia em 2010, curso do qual foi coordenadora por cerca de 04 anos.

A Farmacopeia Brasileira é o compêndio farmacêutico nacional, que estabelece as exigências mínimas de qualidade, autenticidade e pureza de insumos farmacêuticos, medicamentos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária. Ela tem como missão criar e disponibilizar padrões públicos visando a qualidade, segurança e acesso aos medicamentos e dispositivos médicos, em convergência com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional e as necessidades do Sistema Único de Saúde. Além do coordenador do GT, a Prof.ª Márcia e outros oito integrantes de diversas universidades federais, de diversas regiões do país, auxiliam no processo de revisão dos métodos.

Publicado em 25/10/2023, na categoria Notícias.