Evento internacional da IUPAC para promoção da igualdade de gênero na ciência têm participação da UFPel por dois anos consecutivos sob a coordenação da pesquisadora do grupo LCCBio, Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko.

O Café Global das Mulheres (GWB, do inglês “Global Women’s Breakfast”) é promovido anualmente pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry – IUPAC) para promover a discussão e a reflexão, evidenciando as dificuldades, os avanços e as perspectivas científicas, sobre a atuação da mulher no desenvolvimento de ciência e tecnologia, proporcionando espaços de debate, diálogo e contato entre pesquisadoras e a comunidade acadêmica. O evento acontece em um único dia em fevereiro de cada ano, celebrando o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência da ONU (11 de fevereiro), para inspirar novas gerações a seguir a carreira científica.

O GWB acontece em um modelo cooperativo, onde pesquisadoras e pesquisadores de todo o mundo podem inscrever equipes para organizar eventos locais no âmbito da iniciativa da IUPAC.

Os últimos dois GWBs, ocorridos nos anos de 2022 e 2023 sob os temas “Empoderando a Diversidade na Ciência” e “Quebrando Barreiras na Ciência”, respectivamente, tiveram participação da UFPel, em colaboração com outras universidades do Rio Grande do Sul, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A organização do evento pela UFPel é liderada pela Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko coordenadora do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio), em colaboração com as pesquisadoras das outras universidades gaúchas  Ethel Antunes Wilhelm da mesma universidade, Paola de Azevedo Mello da UFSM, Nadya Pesce da Silveira da UFRGS, e Daiane Dias da FURG.

Em 2022 o GWB da UFPel ocorreu de forma virtual. A transmissão ocorreu pelo canal da Universidade no YouTube, possibilitando livre acesso aos participantes de diversas regiões do Brasil. Já em 2023 o evento ocorreu de maneira presencial no Campus Capão do Leão e contou com a participação de XX pessoas.

Curiosidade: O primeiro IUPAC GWB foi realizado em 18 de janeiro de 2011, com o tema “Mulheres compartilhando um momento químico no tempo”, organizado como parte do Ano Internacional de Química (IYC2011). Na ocasião, foram realizados mais de 100 “breakfasts” em 44 países e com a participação de aproximadamente 5 mil mulheres da área de química.

Você sabia? O órgão responsável pela criação do evento, a IUPAC, é a autoridade mundial da nomenclatura química e terminologia, incluindo a nomeação de novos elementos da tabela periódica, padronização de métodos de medição, entre outros. Foi criada em 1919, com o objetivo de unir a comunidade global da área de química para o avanço da ciência por meio de colaboração e troca de informações científicas.

Fontes:

Coordenação de Comunicação Social » Café Global das Mulheres discute a diversidade na ciência (ufpel.edu.br)

Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção » Evento “Café Global das Mulheres da IUPAC 2023 na Universidade Federal de Pelotas” (ufpel.edu.br)

About The Breakfast – IUPAC | International Union of Pure and Applied Chemistry

International Union of Pure & Applied Chemistry (iupac.org)

Publicado em 30/06/2023, na categoria Notícias.