Início do conteúdo

Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko, afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC), participa do 11° Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC, que reuniu cientistas das áreas da química e física

No dia 19 de novembro de 2021, ocorreu a penúltima edição da série de “Simpósios Científicos dos Membros Afiliados” da Associação Brasileira de Ciências (ABC) que reuniu jovens pesquisadores das áreas de química e física. Nas ciências químicas, temas como química verde, sustentabilidade, principais avanços no preparo de amostras biológicas e de alimentos para a determinação de elementos em baixas concentrações foram alguns dos principais assuntos expostos. Já na área das ciências físicas, foram apresentados tópicos associados a termodinâmica, a interseção da física quântica com a neurociência cognitiva e a utilização da espectroscopia óptica.

Os participantes do 11º Simpósio Científico dos Membros Afiliados: Bruno Ricardo de Carvalho, Jailson de Andrade, Carlos Henrique Brito Cruz, Gabriel Teixeira Landi, Eufrânio Nunes da Silva, Gabriela Barreto Lemos, Carolina Horta Andrade, Andrey Chaves, Simone Patrícia Aranha e Márcia Foster Mesko.

A coordenadora do grupo LCCBio (Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais), contou um pouco sobre a na determinação de bromo em amostras de matrizes biológicas. Além disso, a Profa. Márcia também falou sobre a existência de legislações relacionadas a alimentos e cosméticos para que se possa controlar os níveis deste elemento nestes produtos. Afirmou ainda que há pouca informação quanto à função fisiológica do bromo, no entanto, na literatura há relatos de que este elemento faz parte da síntese do colágeno, mas também compete com o iodo na glândula da tireoide – um interessante objeto de estudo para pesquisas futuras. “Está na hora de fazermos estudos para captar a proporção, para analisarmos o quão efetivamente esse halogênio afeta o metabolismo. Com a evolução do conhecimento, com novas possibilidades e informações, esperamos descobrir isso”, completou Mesko. O simpósio contou com a participação de oito pessoas. 

Fonte: http://www.abc.org.br/2021/11/23/11o-simposio-cientifico-reuniu-cientistas-da-quimica-e-da-fisica/

 

Publicado em 20/06/2023, na categoria Notícias.