Discente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel irá realizar período de doutorado sanduíche na Karl Franzens Universität Graz (Áustria)

No dia 08 de abril de 2023, a discente de doutorado e integrante do grupo LCCBio, Fernanda Pitt Balbinot, embarcou em uma viagem para a cidade de Graz, na Áustria para iniciar suas pesquisas na modalidade doutorado conhecida como doutorado sanduíche, na Karl Franzens Universität Graz. Fernanda ficará 6 meses no exterior sob a orientação do Prof. Dr. Jörg Feldman, coordenador do grupo de pesquisa TESLA (Trace Element Speciation Laboratory – Laboratório de Especiação de Elementos Traço).

A doutoranda faz parte do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas, PPGQ-UFPel, e é orientada pela Prof.ª Dr.ª Márcia Mesko. A viagem para realização do doutorado sanduíche no exterior foi oportunizada após a aprovação no âmbito do Edital CAPES-PRINT (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa Institucional de Internacionalização) – n° 41/2017. O fomento da CAPES para discentes de pós-graduação desenvolverem pesquisas fora do Brasil proporciona a interação com tecnologias científicas inovadoras que, espera-se, possam futuramente serem incorporadas à ciência desenvolvida no país, além da alavancagem de universidades brasileiras no cenário acadêmico internacional. Do ponto de vista científico, a interação promovida durante a execução destes projetos pode ser uma ferramenta significativa para a difusão da ciência, uma vez que se espera a obtenção de resultados inéditos e relevantes na área, que deverão ser amplamente divulgados no meio acadêmico e para a comunidade externa.

No LCCBio, a discente desenvolve o trabalho intitulado “Desenvolvimento de métodos para avaliação da biodisponibilidade de espécies de halogênios e enxofre em frutos do mar e peixes” que tem o objetivo avaliar a presença de halogênios e enxofre (determinação total) em diversas espécies de frutos do mar, bem como a quantidade desses elementos que pode ser absorvida pelo organismo humano (biodisponibilidade) e em qual forma (especiação) essa absorção pode ocorrer após a ingestão desses alimentos. Durante o seu período na Universität Graz, Fernanda irá avaliar a presença de espécies organofluoradas (compostos orgânicos contendo flúor), altamente persistentes no ambiente, bioacumuláveis e com elevado potencial tóxico, nos frutos do mar e na sua fração biodisponível.

Publicado em 31/05/2023, na categoria Notícias.