Professora Márcia Foster Mesko, coordenadora do LCCBio, recebe o “Young Talent in Analytical Chemistry Award (Prêmio Jovem Talento em Química Analítica)”

A Profª Drª Márcia Foster Mesko, coordenadora do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio), da Universidade Federal de Pelotas, foi agraciada  com o prêmio “Young Talent in Analytical Chemistry Award” (Prêmio Jovem Talento em Química Analítica), na edição de 2021, concedido pelo Brazilian Journal of Analytical Chemistry (BrJAC). O prêmio visa reconhecer jovens pesquisadores com carreira de destaque nas áreas de Química Analítica e Bioanalítica. A escolha do pesquisador a ser premiado é feita por uma comissão técnico-científica designada pelo Editor-Chefe do BrJAC.

A cerimônia de premiação ocorrerá no Congresso Analítica 2021, durante a Feira Analítica Latin America, no primeiro dia de dezembro, às 16h, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo, SP.  O prêmio consiste em um diploma de reconhecimento ao mérito e um voucher de inscrição para um evento científico de escolha da premiada.

A Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora Associada da Universidade Federal de Pelotas (desde 2009), e atua nos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Química Forense, além de ser pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Química, Bioquímica e Bioprospecção e Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel. A professora é Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências  e Membro Titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia, desde 2020.

Em 2019, o Brazilian Journal of Analytical Chemistry (BrJAC) criou o “Prêmio Jovem Talento em Química Analítica” para reconhecer jovens pesquisadores que são destaque nos ramos de conhecimento da Química analítica e Bioanalítica. A escolha do pesquisador a ser premiado é feita por meio de uma comissão designada pelo Editor-Chefe do BrJAC. Esse prêmio é de caráter anual, onde a cerimônia de premiação acontece em eventos realizados no Brasil e relacionados à química analítica, como o Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e o Congresso Analitica América Latina, que acontecem em anos alternados.

Publicado em 29/08/2021, na categoria Notícias.