Início do conteúdo

Professora Márcia Mesko, coordenadora do LCCBio, integra o corpo docente do PPGCTA/UFPEL.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) credenciou a Profª. Drª. Márcia Foster Mesko, coordenadora do grupo LCCBio, como integrante de seu corpo docente. O PPGCTA foi criado em 1983, com a primeira turma ingressando em 1985, quando recebeu credenciamento pela CAPES como programa de Mestrado. Posteriormente, em 2000, o PPGCTA foi credenciado como programa de Doutorado. O programa apresenta uma área de concentração (Ciência e Tecnologia de Alimentos) e três linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças, Ciência e Tecnologia de Grãos e Microbiologia de Alimentos.

O principal objetivo do PPGCTA é atender à demanda de qualificação de profissionais de nível superior que atuam nas áreas de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico em temáticas relacionadas às atividades do complexo agroindustrial, envolvendo principalmente a conservação, transformação, padronização, controle de qualidade de matérias-primas, produtos e processos, tal como no desenvolvimento e melhoria de produtos da agroindústria de alimentos. Nesse contexto, a formação acadêmica e em pesquisa dos mestres e doutores é o centro da atenção do programa, buscando uma melhor qualificação profissional de seus egressos. 

A Profª. Márcia passou a integrar o grupo de pesquisadores  do PPGCTA/UFPel em março de 2021 e passa a contribuir com o programa a partir da sua experiência no desenvolvimento de métodos analíticos para a determinação de elementos essenciais ou tóxicos em alimentos, empregando técnicas espectrométricas e cromatográficas, combinadas com  o uso de novas tecnologias para o preparo de amostras preconizando pela utilização de fontes de energia alternativas, como micro-ondas, ultrassom e radiação ultravioleta.

Publicado em 17/07/2021, na categoria Notícias.