Início do conteúdo

Palestra “Métodos analíticos verdes para la determinación de metales y no metales en alimentos y muestras ambientales” no Latinoamericana para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina/Webinars

Em novembro de 2020 foi realizada uma série de palestras organizadas pela Red Latinoamericana para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (RACAL) e pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidad de Costa Rica. A Profª. Drª Márcia Foster Mesko, coordenadora do grupo LCCBio, foi convidada para apresentar a palestra intitulada “Métodos analíticos verdes para la determinación de metales y no metales en alimentos y muestras ambientales”.

 

A professora atua nos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Química Forense, e nos Programas de Pós-Graduação em Química e Bioquímica e Bioprospecção. Desenvolve pesquisas na área de química, com ênfase em química analítica, para a determinação de elementos traços em amostras diversas, atuando principalmente nos seguintes temas: preparo de amostras, determinação de metais e não metais, espectrometria atômica e cromatografia de íons. Além disso, o LCCBio desenvolve pesquisas relacionadas ao controle de contaminantes químicos em insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos.

A RACAL é uma rede interdisciplinar que há mais de 20 anos visa promover estudos na área do meio ambiente, contribuindo para a formação e fortalecimento da comunicação entre a comunidade científica da região, enriquecendo e aumentando os conhecimentos relacionados às questões ambientais, de saúde e microbiológicas. Atualmente, conta com representantes de diversos países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México e Uruguai.

Com o apoio da Associação Internacional de Química Analítica Ambiental (IAEAC), a rede organiza a cada dois anos um Simpósio de Química Analítica, Ambiental e Sanitária. O simpósio é uma de suas maiores atividades a nível internacional, e visa reunir profissionais, pesquisadores, acadêmicos e membros do setor produtivo interessados nos problemas ambientais associados à presença de substâncias poluentes, assim buscando a remoção dos contaminantes e o desenvolvimento de novos métodos que permitem uma melhor mensuração dos teores e efeitos destas substâncias para a saúde pública.

Além dos simpósios, a rede também oferece diversas oficinas e minicursos, que tem como objetivo melhorar a formação dos participantes, atendendo a necessidade de atualização profissional dos integrantes da rede, sendo ministradas por pesquisadores com larga experiência na temática. Abrangem tópicos como microbiologia ambiental, técnicas de análise, amostragem em matrizes ambientais, entre outros.

Publicado em 02/07/2021, na categoria Notícias.